10 abril 2011

Só 6% dos internautas no Brasil têm banda larga ultrarrápida


Apenas 6% dos usuários brasileiros de internet possuem uma velocidade de conexão acima de 8 Mbps, segundo uma pesquisa divulgada pelo instituto Nielsen nesta semana, cuja análise se voltou para nove países.
Para efeito de comparação, essa velocidade é encontrada em 38% dos pontos de acesso na Suíça, 29% dos locais de internet nos Estados Unidos e em 27% dos computadores alemães com acesso à web.
O país que mais se aproxima do Brasil nesta categoria é a Itália: somente 7% dos pontos de acesso à internet mantêm a conexão ultrarrápida.
Espanha e França têm 14% dos computadores com conexão superior aos 8 Mbps, enquanto Reino Unido e Austrália vêm com, respectivamente, 18% e 21% dos pontos com essa velocidade de acesso.
À exceção do Brasil, dentre os países pesquisados, todos mantêm a maioria dos usuários na categoria de velocidade "rápida" (cuja medição varia entre 2 Mbps e 8 Mbps).
No caso específico dos brasileiros, a maioria dos computadores com internet (ou 48% da população) tem acesso àquela velocidade classificada como média, ou seja, entre 512 Kbps e 2 Mbps. A velocidade considerada lenta também abarca uma considerável fatia de computadores com acesso à internet no país: são 31% dos pontos.
Quanto à conexão rápida, o Brasil tem 15% dos computadores com acesso à internet com velocidades variando entre 2 Mbps e 8 Mbps.
"O Brasil tem oito vezes mais usuários com velocidades médias do que usuários com velocidades ultrarrápidas", disse a companhia, em comunicado.
ACESSOS
Segundo dados fornecidos pelo Ibope no mês passado, o número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, LAN houses ou outros locais) no Brasil atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010.
O total de usuários que moram em domicílios com acesso à internet cresceu 24% nesse período --já é de 52,8 milhões.
O Ibope informa ainda que das 56 milhões de pessoas que têm acesso à rede no trabalho ou em residências, 41,4 milhões foram usuárias ativas em fevereiro.
Entretanto, os números do Ibope não indicam a quantidade de pontos de computador no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails