17 abril 2011

Mensagem para reflexão


Seja uma ponte, não um muro!
“Numa cidadezinha do interior, havia um rico fazendeiro que possuía muitas terras. Ele tinha dois filhos, sendo um completamente diferente do outro em pensamentos e ações. O mais velho era muito responsável, e sempre procurava obedecer ao pai. O caçula, ao contrário, era deveras relaxado e não se preocupava muito com responsabilidades.
Certo dia, o fazendeiro morreu, e então os dois começaram a brigar todos os dias, e acabaram assim dividindo a fazenda e nunca mais conversaram um com o outro, apesar de serem vizinhos.
O caçula, em pouco tempo, tratou de procurar um famoso construtor de muros, e pediu que esse fizesse um muro muito alto, para que nunca mais visse “a cara” do irmão mais velho na sua frente. Este viajaria por três dias, e quando chegasse, queria ver o trabalho acabado.
O construtor acertou o trabalho e trouxe sua equipe, e no final de três dias o jovem voltou da viagem e para sua surpresa, no lugar do muro havia uma linda ponte, que passava por sobre um riozinho que havia na divisa das duas propriedades.
Ele ficou furioso, procurou imediatamente o construtor, que ainda se encontrava ali dando os “últimos retoques” no trabalho e quando já estava pronto a começar a discussão, avistou ao longe seu irmão já por sobre a ponte, com lágrimas nos olhos e de braços abertos para ir acolhê-lo. As palavras de rancor se emudeceram, ele ficou cabisbaixo, e o irmão mais velho veio ao seu encontro dando um abraço como nunca antes havia sido dado pelos dois, e em prantos, o irmão mais velho assim falou:
-“Meu irmão, eu te amo tanto, que bom que você também me ama, e acaba de me provar isso construindo essa ponte maravilhosa entre nós”.
O construtor, vendo toda aquela cena, se aproximou e disse:
- “Preciso me explicar porque fiz essa ponte no lugar do muro que você me pediu. Nesse lugar, só haveria jeito de construir uma ponte, apesar de ser muito mais difícil, confesso. Se o ser humano soubesse a beleza de ser uma ponte, jamais sequer pensaria na possibilidade de se tornar "um muro" para os outros.”
E dali ele saiu feliz, realizado, porque sabia que havia cumprido a sua missão.
Os dois irmãos se reconciliaram, e juntos viveram felizes, como uma verdadeira família."
Essa história, por si só, dispensaria comentários ou explicações, mas é necessário que eu explique aqui sobre alguns personagens.
Os irmãos poderiam aqui representar Deus e toda a humanidade, que com o pecado quis se afastar do verdadeiro bem que é nosso Pai do Céu. Quantas vezes o ser humano prefere se esconder atrás do muro da indiferença e da descrença! O construtor é Jesus Cristo, que por sua morte e ressurreição, destruiu o muro e no lugar construiu a maior e mais linda ponte entre nós e Deus.
Ele nos deu a maior lição: A LIÇÃO DO AMOR.
Amor que derruba muros para construir pontes. Pontes que nos fazem seres humanos melhores, que nos tiram do egoísmo e nos remetem a ações concretas de solidariedade, sem se importar com agradecimentos e bajulações.
Jesus não esperou nada disso, e mesmo sendo caluniado, humilhado, pisado, rejeitado, não desistiu da cruz, somente por que DEUS NOS AMA! Um amor infinitamente maior do que qualquer um de nós sonha em dar ou receber!
Quantos de nós, quando recebemos uma palavrinha um “pouco mais áspera”, já “fechamos” a cara, nos isolamos, e nos comportamos tal qual crianças de quatro anos de idade, fazendo birra e pirraça?!?!
Precisamos amadurecer na fé, na vida, na convivência com o ser humano.
Se fizermos algo esperando aplausos e bajulações, corremos o sério risco de perder a oportunidade de nos espelharmos em Jesus e assim sermosconstrutores de pontes, seja na nossa casa, no nosso local de trabalho, na vizinhança, na igreja, ou em qualquer outro lugar.
Que Deus o abençoe para que todos os dias, ao acordar, você pense:“Onde eu construirei uma ponte hoje?”
Fique com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails