12 abril 2011

Na Polônia e em Roma a memória de João Paulo II será celebrada no dia 22 de outubro


Vaticano, 12 Abr. 11 / 02:18 pm (ACI)

Um decreto assinado pelo Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos do Vaticano, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, determinou que no dia 22 de outubro de cada ano as dioceses de Roma e da Polônia celebrem a memória do futuro beato João Paulo II.

Conforme informa o L'Osservatore Romano hoje, 12 de abril, a data escolhida coincide com o aniversário do início de seu pontificado em 1978.

"Se dispõe que, no Calendário próprio da Diocese de Roma e das dioceses da Polônia, a celebração do Beato João Paulo II, seja registrada no dia 22 de outubro e celebrada, a cada ano, como memória.", afirma o decreto e especifica que será possível acrescentar o beato aos calendários de outras Igrejas locais, assim como dedicar templos em todo mundo, com a prévia aprovação do Vaticano.

A concessão inicial afeta à capital italiana porque como Pontífice, João Paulo II foi Bispo de Roma e se estende à Polônia, sua terranatal.

O decreto também dispõe que durante todo um ano, até o 1º de maio de 2012, estará permitido celebrar missas de ação de graças pela beatificação nos lugares e datas que disponham todos os bispos do mundo em suas respectivas dioceses. 

Junto ao decreto se apresentaram os textos litúrgicos do Compêndio e a segunda leitura do Ofício de Leituras para a celebração da memória, com uma breve biografia e um responsório sobre a homilia que pronunciou João Paulo II em 22 de outubro de 1978, durante a Missa celebrada na Praça de São Pedro do Vaticano ao início do seu Pontificado.

Fonte: acidigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails