25 abril 2011

Encontro de blogueiros no Vaticano será "oportunidade para saber o que a Igreja espera"


ROMA, 25 Abr. 11 / 05:41 pm (ACI)
Jorge Enrique Mújica, uns dos blogueiros que participará no próximo 2 de maio no chamado "Vatican Meeting Blog" explicou à AgênciaACI Prensa em espanhol que esta reunião é "uma magnífica oportunidade para saber o que a Igreja espera da comunidade de blogueiros". 
O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais publicou no dia 16 de abril a lista de 150 convidados que participarão do encontro. O Vaticano recebeu 750 solicitudes para comparecer ao evento.
Em declarações à ACI Prensa, Mújica do blog Actualidadyanalisis.blogspot.com, destacou que o congresso se realiza "um dia depois da beatificação de João Paulo II a quem devemos as primeiras orientações do magistério sobre a internet -Bento foi o primeiro que falou sobre as redes sociais-. Neste sentido, é um especial motivo de alegria reunir-nos em Roma sob o patrocínio do Papa da comunicação".
Ele recordou que este congresso "ocorre depois de que em novembro de 2010 fosse realizado o de imprensa digital católica, onde emergiu a necessidade de diálogo eclesiástico também com bloggers" e acrescentou que com esta nova iniciativa "aprecia-se o gesto de proximidade e pronta atenção por parte da Igreja a esta comunidade específica". 
A reunião servirá para conhecer outros companheiros, "compartilhar inquietudes e modos de eventual trabalho em conjunto, da diversidade e especificidade de cada blog", para contribuir à Nova Evangelização, indicou.
Mújica entende este encontro como "um desafio", pois "cada blog aborda diversas temáticas: alguns estão alojados e contam com o financiamento de grandes empresas, outros são independentes e de uma qualidade técnica e de conteúdo indiscutível, enquanto que outros têm uma apresentação e qualidade mais discreta", acrescentou.
O blog de Mújica está dirigido a "falar da relação às vezes conflitiva entre imprensa e religião, entre meios de comunicação e Igreja".
O promotor do encontro, e responsável pelo Departamento "Comunicação e linguagens" do Dicastério de Cultura da Cúria Romana, Richard Rouse, explicou em um comunicado que buscou-se assegurar uma presença diversificada na seleção dos bloggers.
Por outro lado, Rouse esclareceu que o fato de ter sido selecionado não implicará nenhuma aprovação dos conteúdos dos blogs por parte do Vaticano, e no caso contrário, a não-seleção tampouco significaria sua desaprovação.
Fonte: acidigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails