05 agosto 2010

Relíquias de Dom Bosco estão no México

Cidade do México (Quinta-feira, 05-08-2010, Gaudium Press) Não foi em vão que os mexicanos esperaram pelas relíquias de São João Bosco. Ontem à tarde, vinda da Guatemala, a urna com o material sagrado do santo italiano chegou ao aeroporto Internacional de Toluca, vizinho à Cidade do México. Conforme a Agência de Notícias Salesianas (ANS), do aeroporto a urna foi trasladada para o Santuário Nacional de Maria Auxiliadora, na capital mexicana, onde, apesar da forte chuva, foi recebida alegremente por centenas de fiéis e grupos folclóricos.
Dentro do Santuário, que foi equipado com um sistema de iluminação para destacar a chegada das relíquias, Dom Bosco foi recebido por outro grande grupo de fiéis, que chegaram ao templo ao local com várias horas de antecedência. Após sua recepção, foi iniciada a liturgia da palavra e uma Solene Eucaristia, ambas as cerimônias presididas pelo secretário da Conferência Do Episcopado Mexicano (CEM), Dom Victor René Rodríguez.
Ao término da celebração, uma fila extensa de fiéis se formou e passou em frente à urna do padre salesiano, pedindo encarecidamente a intercessão do santo. Também estiveram presentes à cerimônia, segundo a ANS, membros da Família Salesiana, entre eles, as Filhas de Maria Auxiliadora.
A urna, que ficará no Santuário Nacional até amanhã, deve deixar a Cidade do México no próximo domingo, 08, mas continuará em território mexicano, peregrinando pelas diferentes instituições salesianas presentes no país. Ficará no México até o dia 11 de setembro, quando partirá para a cidade de São Francisco, nos Estados Unidos
A trajetória de Dom Bosco por outras cidades mexicanas
Na Cidade do México, além do Santuário Nacional de Maria Auxiliadora, a urna com as relíquias de Dom Bosco visitará este domingo, 08, a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. Na ocasião, o reitor da Basílica, Dom Diego Monroy Ponce, presidirá uma Celebração Eucarística em homenagem ao santo. No mesmo dia, as relíquias serão trasladadas à Igreja Catedral, onde o arcebispo primado do México, cardeal Dom Norberto Rivera, celebrará um Solene Missa.
Na próxima segunda-feira, 09, o material sagrado chegará à cidade de Puebla. Lá, visitará a paróquia Maria Auxiliadora e também a Catedral Nossa Senhora da Puríssima Concepção. No dia, a urna irá para Tehuacán, onde ficará exposta na Catedral Imaculada Concepção. No dia 11, viajará para cidade de Mérida. Como parte de sua peregrinação pelo México, as relíquias também passarão pelas cidades de Veracruz, Tuxtla, San Cristóbal de las Casas, Morelia, Querétaro e outras, A última cidade a ser visitada por Dom Bosco será Tijuana.
A visita das relíquias do padre salesiano tem um grande significado para os fiéis do México, pois se dá no contexto do aniversário de 75 anos da declaração por parte do Papa Pio XI, de São João Bosco como protetor especial das crianças e jovens mexicanos.
Texto original: Sonia Trujillo
Fonte: www.arautos.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails