21 agosto 2010

No centenário do seu nascimento Catedral da Madre Teresa está sendo construída em Kosovo

.- A concórdia inter-religiosa que marcou a vida de Madre Teresa de Calcutá vai ganhar maior visibilidade quando for concluída a catedral com o seu nome que está sendo construída em Pristina, capital do Kosovo. A própria edificação, que começou em 2007, é fruto da amizade entre cristãos e muçulmanos, numa região em que os conflitos étnicos e religiosos provocaram dezenas de milhares de mortos nas últimas décadas. Em nota divulgada por Ecclesia.pt, fontes desta agência assinalam que a comunidade católica do Kosovo, composta por cerca de 60 mil crentes, é vista com respeito pela maioria muçulmana, que a considera protetora da identidade e história albanesas.

 “A Igreja Católica tem um lugar especial na nossa cultura”, diz o presidente do Parlamento, Jakup Krasniqi à Ecclesia, acrescentando que os documentos mais antigos em língua albanesa referem-se a escritos cristãos.

A construção do templo é coordenada por um conselho dirigido pelo bispo Dom Dode Gjergji, Administrador Apostólico de Prizren (circunscrição eclesiástica de Kosovo), que concluiu os planos aprovados pelo seu antecessor, Mark Sopi.

“Embarcamos neste projeto confiando na Providência de Deus (…) e nas contribuições do nosso povo. Pensávamos que a construção levaria décadas. Mas graças à boa cooperação e aos contactos dos nossos benfeitores e emigrantes, conseguimos (…) garantir o dinheiro necessário para começar a construção”, afirma o prelado.

O financiamento tem contado com donativos de católicos albaneses de todo o mundo e de várias organizações, nomeadamente a “Ajuda à Igreja que Sofre”, cujo fundador, Werenfried van Straaten, conheceu a Madre Teresa em Calcutá.

O administrador apostólico assinala que vai ser construído um centro de conferências debaixo do templo para o qual serão convidadas “todas as pessoas de Pristina, não apenas católicos mas pessoas de boa vontade”.

A Madre Teresa de Calcutá nasceu a 26 de Agosto de 1910 na cidade de Skopje, atual capital da Macedônia, tendo crescido numa família católica pertencente à minoria albanesa que vivia no Sul da antiga Iugoslávia.

Notícias Relacionadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails