20 agosto 2010

Estar casado, formar um casal estável mitiga o estresse, afirma pesquisa.

.- Estar casado ou formar um casal estável reduz a produção de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, segundo os resultados de um estudo realizado pelas universidades americanas de Chicago e Northwestern entre mais de 500 estudantes do mestrado e publicado na revista Stress.
Dos quinhentos estudantes escolhidos da Escola de Negócios de Chicago, em torno de 40 por cento dos homens e 53 por cento das mulheres estavam casados ou em relações estáveis e a média de idade entre eles é de 29 anos para os 348 homens e de 27 anos para as 153 mulheres pesquisadas.

Durante o estudo, os alunos participaram de um teste que media suas capacidades econômicas, entregando amostras de saliva antes e depois da dinâmica para medir seus níveis de hormônios. Para fazer mais "estressante" a prova, a cada estudante foi dito que esta prova "teria um impacto muito importante em seu futuro profissional", explicam os autores.

Deste modo, os investigadores americanos comprovaram que os níveis de cortisol estavam elevados em toda a mostra após realizarem o teste, embora as mulheres tenham apresentado incrementos mais altos que os homens. A experiência também fez descender o índice de testosterona nos homens, mas não nas mulheres.


Não obstante, o que mais surpreendeu aos cientistas foi que, com independência do sexo, as pessoas "solteiras" apresentaram incrementos ainda mais altos que a média. Ao contrário, os homens solteiros mostraram maiores níveis basais de testosterona que seus companheiros casados.

"Pode ser que o matrimônio por si mesmo seja estressante, mas parece ser que também torna mais fácil enfrentar as situações estressantes da vida diária", aponta o diretor do estudo, o professor Dario Maestripieri. De fato, "demonstramos que a estabilidade no casal reduz o efeito do cortisol como resposta ao estresse psicológico", assinala.

Notícias Relacionadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails