12 agosto 2010

A paróquia e a formação de valores na família

A Paróquia, mais que um território, estrutura ou edifício, é uma comunidade de fiéis, isto é, uma comunidade onde se descobre o rosto familiar e próximo da Igreja. Está constituída na Igreja Particular, como uma célula sob a autoridade do Bispo Diocesano, cujo cuidado pastoral se recomenda a um Pároco que exerce de maneira autônoma, porém em colaboração com o Bispo, cujo dever é “acompanhar as pessoas e famílias ao longo de sua existência na educação e crescimento de sua fé” (Puebla 644).

A Paróquia é, em certo sentido a própria Igreja que vive entre as casas de seus filhos e de suas filhas. É a casa comum onde todos são bem acolhidos. É o lugar da comunhão dos crentes e, por sua vez, sinal e instrumento da comum vocação à comunhão.
A Paróquia é o lugar de encontro do cristão, das famílias, onde se dá a comunicação fraterna de pessoas e de bens. As paróquias são células vivas da Igreja e lugares privilegiados onde as famílias podem viver a experiência do encontro com Cristo e de sua Igreja.

Os primeiros cristãos tinham a comunidade como uma extensão de sua família. Ali são aprimorados os valores que são intrinsecamente familiares: fraternidade, doação, partilha, unidade. Bem significativo é o fato de que, neste período, os encontros acontecem nas casas de famílias. Toda a família é envolvida e perseverante no ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir o pão eucarístico e nas orações. A comunidade e cada um dos membros cresce no número e na qualidade.
As paróquias devem ser lugares de formação permanente através de  um trabalho mais eficaz e fecundo a favor da promoção e fortalecimento da vida das famílias e na ajuda  em suja árdua tarefa como formadora de valores humanos e cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails