20 agosto 2010

Bispo Diocesano de Caicó, Dom Delson presidirá neste domingo (22) Missa do Crisma em Jardim do Seridó

Neste domingo, 22 de agosto Dia de Nossa Senhora Rainha no mês das Vocações, às 19:00 horas no Ginásio de Esporte em Jardim do Seridó, o Senhor Bispo Diocesano de Caicó, Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, presidirá a Santa Missa com a administração do Sacramento do Crisma a 270 crismandos.

O SACRAMENTO  DO CRISMA (OU CONFIRMAÇÃO)

§1315 - `Tendo ouvido que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, os Apóstolos, que estavam em Jerusalém, enviaram-lhes Pedro e João. Estes, descendo até lá, oraram por eles a fim de que recebessem o Espírito Santo. Pois Ele ainda não descera sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então começaram impor-lhes as mãos, e eles recebiam o Espírito Santo` (At 8,14-17).
§1316 - A Confirmação aperfeiçoa a graça batismal; é o sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras.
§1317 - A Confirmação, como o Batismo, imprime na alma do cristão um sinal espiritual ou indelével; razão pela qual só se pode receber este sacramento uma vez na vida.
§1318 - No Oriente, este sacramento é ministrado imediatamente após o Batismo; é seguido da participação na Eucaristia, tradição que põe em destaque a unidade dos três sacramentos da iniciação cristã. Na Igreja latina administra-se este sacramento quando se atinge a idade da razão, e normalmente se reserva sua celebração ao Bispo, significando assim que este sacramento corrobora o vínculo eclesial.
§1319 - Um candidato à Confirmação que tiver atingido a idade da razão deve professar a fé, estar em estado de graça, ter a intenção de receber o sacramento e estar preparado para assumir sua função de discípulo e de testemunha de Cristo, na comunidade eclesial e nas ocupações temporais.
§1320 - O rito essencial da Confirmação é a unção com o santo crisma na fronte do batizado (no Oriente, também sobre outros órgãos dos sentidos), com a imposição das mãos do ministro e as palavras: `Recebe, por este sinal, o Dom do Espírito Santo`, no rito romano, e, `Selo do Dom do Espírito Santo`, no rito bizantino.
§1321 - Quando a Confirmação é celebrada em separado do Batismo, sua vinculação com este é expressa, entre outras coisas, pela renovação dos compromissos batismais. A celebração da Confirmação no decurso da Eucaristia contribui para sublinhar a unidade dos sacramentos da iniciação cristã.
§1302 - Da celebração ressalta que o efeito do sacramento da Confirmação é a efusão plena do Espírito Santo, como foi outorgado outrora aos apóstolos no dia de Pentecostes. 
§1303 - Por isso, a confirmação produz crescimento e aprofundamento da graça batismal:
- enraíza-nos mais profundamente na filiação divina, que nos faz dizer `Abba, Pai` (Rm 8,15);
- une-nos mais solidamente a Cristo;
- aumenta em nós os dons do Espírito Santo;
- dá-nos uma força especial do Espírito Santo para difundir e defender a fé pela palavra e pela ação, como verdadeiras testemunhas de Cristo, para confessar com valentia o nome de Cristo e para nunca sentir vergonha em relação à cruz:
Lembra-te, portanto, de que recebeste o sinal espiritual, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de conselho e força, o Espírito de conhecimento e de piedade, o Espírito do santo temor, e conserva o que recebeste. Deus Pai te marcou como seu sinal, Cristo Senhor te confirmou e colocou em teu coração o penhor do Espírito (S. Ambrósio, De myst. 7,42).
§1304 - Como o Batismo do qual é consumação, a Confirmação é dada uma só vez. Pois a Confirmação imprime na alma uma marca espiritual indelével, o `caráter` (DS 1609), que é o sinal de que Jesus Cristo assinalou um cristão com o selo do seu Espírito revestindo-o da força do alto para ser sua testemunha (Lc 24,48-49).
§1305 - O `caráter` aperfeiçoa o sacerdócio comum dos fiéis, recebido no Batismo, e ` o confirmado recebe o poder de confessar a fé de Cristo publicamente, e como que em virtude de um ofício (quasi ex officio) (S. Tomás de Aquino, S. Th. III, 72,5 ad 2). ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails