20 maio 2011

Mensagem para reflexão


Fale menos do que o necessário
Olá amigos!!
Precisamos aprender a controlar o que falamos, pois as palavras depois de ditas não podem ser retiradas. Hoje trago uma mensagem que nos faz refletir o cuidado que precisamos ter em pensar e ouvir muito bem antes de falar as coisas e se arrepender.
Reflitam!! 
Fale menos do que o necessário. Assim você cria a aparência de significado e de poder.
Também, quanto menos você diz, menor é o risco de falar uma bobagem ou até algo perigoso.
Vou contar uma história… Em 1825, um novo czar, Nicolau I, subiu ao trono) da Rússia. Imediatamente houve uma rebelião liderada por liberais que exigiam que o país se modernizasse — que suas indústrias e estruturas civis se igualassem às do resto da Europa.
Esmagando brutalmente esta revolta (a Insurreição de Dezembro), Nicolau I condenou à morte um de seus líderes, Kondrati Rileive.
No dia da execução, Rileiev subiu ao patíbulo, a corda no pescoço. O alçapão se abriu — mas, quando Rileiev ficou suspenso no ar, a corda se rompeu e ele foi ao chão.
Na época, essas ocorrências eram sinal da providência ou vontade divina e quem se salvasse da morte dessa forma costumava ser perdoado.
Quando Rileive se levantou, sujo e arranhado, mas acreditando que estava com o pescoço à salvo, gritou para a multidão, “Estão vendo, na Rússia não sabem fazer nada direito, nem mesmo uma corda!”
Um mensageiro seguiu imediatamente para o Palácio de Inverno com a notícia do enforcamento que não tinha acontecido. Apesar de irritado com essa reviravolta frustrante, 
Nicolau I começou a assinar o perdão. Mas aí: “Releiev disse alguma coisa depois deste milagre?”, o czar perguntou ao mensageiro. “Senhor”, o mensageiro respondeu, “ele disse que na Rússia não se sabe nem fazer uma corda.” “Nesse caso”, disse o czar, “vamos provar o contrário”, e rasgou o perdão.
No dia seguinte, Rileiev foi para a forca de novo. Desta vez a corda não se partiu.
Aprenda a lição: As palavras, depois de pronunciadas, não podem ser tomadas de volta. Mantenha-as sob controle.
Cuidado particularmente com o sarcasmo: a satisfação momentânea que se tem dizendo frases sarcásticas será menor do que o preço que se paga por ela.
Greene, Robert. The 48 Laws of Power. (com adaptações) por Cirilo Veloso Moraes
Queridos amigos!! Vamos manter nosso controle, respirar fundo e pensar realmente antes de falar, antes de nos expressar. Se Deus nos deu 2 ouvidos e uma boca vamos ouvir mais e ter cuidado com nossas palavras, pois as mesmas podem magoar pessoas, ferir e se voltar contra nós mesmos. Amigos fale menos do que o necessário!!
Um forte abraço!!
Fonte: velho sábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails