11 maio 2011

Formação: Pão ou Pedra? que tipo de pessoas formamos?



Por Guilherme Ávilla Gimenez
Nas férias, li um artigo muito interessante intitulado ‘bread or stone’(pão ou pedra).
O que mais me chamou a atenção foi o modo como o autor lidou com o tema ‘tomada de decisões’. Utilizando a figura do pão e da pedra, ele trabalhou duas ideias básicas.
 A primeira é a de que a grande maioria dos líderes gosta de tomar decisões do tipo ‘pão’ (aquelas que ‘alimentam’ o grupo gerando contentamento e que são de fácil digestão). Liderados gostam desse tipo de decisão e chegam a aplaudir seus líderes quando estes a tomam. 
Esses líderes se esquecem, porém, de onde vem o pão: da farinha! Decisões desse tipo, em geral, não servem para construirmos grandes ações no Reino. Apesar de agradar a maioria, a curto prazo, acabam se tornando ineficientes e prejudiciais ao grupo. Por outro lado, existem decisões do tipo ‘pedra’ (são aquelas ‘duras de engolir’ e que ‘não servem de travesseiro’).
 A grande maioria dos liderados detesta quando o líder toma uma decisão assim e, em geral, reclama, tentando transformar a ‘pedra’ em ‘pão’. Dizem que o líder é ‘duro demais’ ou então que não tem ‘jogo de cintura’. A questão é que com pedras podemos construir alicerces que no futuro darão segurança e estabilidade a nossos investimentos no Reino de Deus.
Sempre esbarraremos em ‘pedras e pães’. Precisamos de sabedoria para não nos deixarmos influenciar por nossos expectadores e darmos o pão na hora errada ou oferecermos a pedra quando os alicerces já estão construídos. E é aqui que entra o discernimento. Sem ele temos de tudo para errar, mas com ele o acerto já é garantido. 
Na prática, o discernimento seria a arte de dar pão e pedra de acordo com as necessidades do Reino. Como descobrir isso? Precisamos de intimidade com Deus para ouvirmos a voz do Espírito Santo mas também de avaliação honesta, crítica e profunda sobre a situação. Não podemos ser dirigidos por comentários infundados, opiniões que não expressam a realidade.
Com discernimento, poderemos agir motivados pelo que é certo e não pelo que é simpático; pelo que é proveitoso para o Reino e não proveitoso para um pequeno grupo de pessoas; pelo que é melhor a longo prazo e não apenas melhor para um momento.
Pensando neste tema, lembrei das palavras de Jesus “não só de pão viverá
o homem…” e “sobre essa pedra edificarei minha Igreja’. É mais fácil carregar e distribuir pães do que pedras. E aí mora o perigo: fazermos o mais fácil. Quem quer produzir pão precisa primeiro construir sua padaria, e aí entra a figura da pedra que dá a solidez para construção e pode ser utilizada até mesmo para erguer as paredes. Nossas decisões devem priorizar a solidez e o correto. Se os pães puderem ser utilizados depois, então, que nós os distribuamos. Alimentar o liderado não é o bastante: precisamos dar-lhe uma base sólida para que ele tenha onde se abrigar nas tempestades da vida.
Que descubramos como carregar e distribuir pedras para a edificação. E que após isso tenhamos a alegria de entregar muitos pães, quentinhos e saborosos, que, com certeza, gerarão satisfação a todos.
Fonte: Blog Carmadélio – Comunidade Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails