21 maio 2011

Estátua de João Paulo II causa polêmica em Roma


Estátua de bronze de 5,5 m de altura do Papa João Paulo II enfrenta resistência e é questionada
Uma imponente estatua do pontífice João Paulo II, beatificado no último 1º de maio, foi inaugurada na quarta-feira em Roma, em frente à estação ferroviária central, mas provocou polêmica na cidade por seu estilo moderno e traços rígidos.
“Não queremos a estátua. É feia, um corpo vazio”, disse uma moradora, entrevistada pelo jornal La Repubblica. “Não gostamos, tem cara de guarita militar”, afirmou um religioso. O jornal Il Corriere della Sera compara o monumento à “cúpula de um sino”.
Criada pelo artista italiano Oliviero Rainaldi, a estátua de bronze, de 5 metros de altura, representa um João Paulo II de braços abertos. Para passar “a mensagem de aceitação e abertura ao mundo” do popular papa polonês, que morou quase 30 anos na capital italiana, a escultura foi instalada diante da estação central ferroviária Termini, “porta de entrada” de Roma.
Entretanto, a forma quadrada da imagem e as feições duras do rosto, além do fato de ter sido colocada de costas para a estação, têm gerado reclamações dos romanos, inclusive dos religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails