15 maio 2011

Mensagem para reflexão


Por José H. Prado Flores
Sabemos que devemos amar, mas, muitas vezes não encontramos o caminho para começar. Conhecemos o objetivo, mas nem sempre está nas nossas mãos a estratégia.
A resposta é encontrada no novo testamento:
·Jesus disse: Ame a teu próximo… isto é, o mais perto, aquele que está ao teu alcance atender.
·São Paulo, por sua parte, expressa: Ame a todos, mas especialmente aos irmãos na fé (Gal 6,10)
·São Pedro: Quando o pescador de Cafarnaum conseguiu aquela pesca tão abundante que quase as redes se rompiam, não pegou todos os peixes para si mesmo, mas compartilhou seu sucesso com seus companheiros que estavam na outra margem. O milagre consiste em que a barca dos outros pescadores também encheu-se, sem que a de Pedro tivesse menos peixes (Lc 5,1-7).
AMA O TEU PRÓXIMO
Para Reflexão
Em certa ocasião, um jovem repórter perguntou a um agricultor se podia revelar o segredo de porque ano atrás de ano ele ganhava o concurso nacional de melhor produtor de milho.
O agricultor, com toda sensatez, confessou:
- É porque eu divido minha semente com meus vizinhos.
- Mas, porque divide sua semente com seus vizinhos, se eles também entram no concurso? – retrucou o repórter.
- Veja você, jovem, disse o agricultor olhando aqueles imensos campos. O vento, que vai daqui para lá e logo volta de lá para cá, leva o pólen do milho maduro de uma plantação a outra. Se meus vizinhos cultivam um milho de qualidade inferior, a polinização cruzada degradaria a qualidade do meu milho. Se vou semear um bom milho, devo ajudar aos meus vizinhos para que também assim o façam.
O amor começa com os que estão mais perto de nós mesmos, com aqueles que temos de começar a compartilhar nosso milho para formar o tecido do corpo, aonde se vive o Reino de Deus.
O bom samaritano não foi chamado para salvar todos os moribundos: somente aquele que ele encontrou pelo caminho (Lc 10, 33-35).
Quem pretende viver bem, deve apoiar os que estão por perto. E aqueles que optam por ser felizes, devem contribuir para que seus irmãos e amigos também encontrem a felicidade, porque a fortuna de cada um está hipotecada ao bem-estar dos que o rodeiam. Os países que querem conseguir seu progresso devem promover que seus vizinhos também se superem.
Não é construindo cercas ou muros em nossas fronteiras que progredimos, mas compartilhando o milho de nossa alegria, paz e desenvolvimento com os mais próximos. Desta maneira vamos crescer nós e vamos crescer juntos, com maior força.
Senhor Jesus, você participa da divindade conosco, para nos ensinar a viver como filhos de Deus. Ensina-nos a compartilhar nossa humanidade com os demais, nossos dons e carismas, nossos bens materiais e intelectuais.
Quero aprender a compartilhar o milho do meu tempo, minha capacidade de escutar,  minha solidariedade, e também os segredos dos meus êxitos e triunfos com os mais próximos de mim.
Não permitais, Senhor, que eu construa muros para defender-me, porque eles me afastam de meus irmãos, que também são seus.
Que o vento impetuoso do Espírito Santo leve daqui para lá e de lá para cá a riqueza do melhor de nós mesmos, começando com os que estão mais perto de nós mesmos.
Amém!
Um abençoado domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails