19 setembro 2010

Papa se despede do Reino Unido e destaca momentos da viagem

Danusa Rego - Da Redação
Após ter falado aos bispos da Inglaterra, Gales e Escócia na Capela do Francis Martin House, do Oscott College, o Papa Bento XVI dirigiu-se ao Aeroporto Internacional de Birmingham.

Despedindo-se do povo do Reino Unido, o Santo Padre agradeceu a contribuição e acolhida de todos os que trabalharam para sua visita apostólica ao país.

O Papa fez memória das oportunidades que teve de seencontrar com representantes de comunidades, culturas, línguas e religiões que compõem a sociedade Britânica, com a Rainha Elizabeth II e com outros líderes políticos. 

Acesse
.: Discurso de Bento XVI na despedida do Reino Unido
.: Acompanhe notícias e transmissão ao vivo
.: Programa completo da viagem
.: Trajeto completo do Papa neste 4º dia de visita
.: Oração oficial da visita do Papa ao Reino Unido
.: Missal das celebrações litúrgicas do Papa no Reino Unido

O Pontífice referiu-se ao convite que recebeu para comparecer às duas Câmaras do Parlamento no histórico recinto de Westminster Hall como uma honra: "Desejo sinceramente que esses encontros contribuam para confirmar e reforçar as excelentes relações entre a Santa Sé e o Reino Unido".

Falando das visitas que fez ao Arcebispo de Canterburye Primaz da Comunhão Anglicana, Rowan Williams, e aos bispos da Igreja da Inglaterra e ao momento de oração na Abadia de Westminster, considerou: "Uma vez que a Grã-Bretanha acolhe muitas tradições religiosas, fico grato pela oportunidade que tive de encontrar seus representantes e compartilhar com eles algumas ideias sobre a contribuição que as religiões podem oferecer para o desenvolvimento de uma sociedade saudável e pluralista".

Por fim, o Bispo de Roma remeteu-se à cerimônia de beatificação do Cardeal Newman e concluiu: "Estou convencido de que, com seu vasto legado de escritos acadêmicos e espirituais, tem ainda muito a nos ensinar sobre a vida cristã e o testemunho cristão em meio aos desafios do mundo de hoje, desafios que previu com surpreendente clareza".

A previsão é que o Santo Padre chegue ao Aeroporto de Roma (Ciampino) às 22h30min (18h30min em Brasília).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails