06 setembro 2010

Escolas católicas ajudam os “intocáveis” da Índia a que superem a pobreza

A maioria de conversos ao cristianismo no norte da Índia são dalit, quer dizer que pertencem à casta mais baixa da sociedade hindu historicamente conhecida como a dos “intocáveis”.
O sacerdote Varghese Vithayathil, Superior Provincial da Congregação de Carmelitas de Maria Imaculada (CMI) do norte da Índia revelou que nesta região as escolas católicas ajudam os dalit ou “intocáveis” a superarem a pobreza extrema em que vivem.

Em declarações à associação internacional Ajuda à Igreja que Sofre, o sacerdote explicou que não havia cristãos na diocese de Bijnor até que chegaram três sacerdotes da CMI em 1972. Agora se calcula que há mais de 36 mil cristãos na diocese e 70 sacerdotes sem incluir os que trabalham nas províncias periféricas.
Segundo o sacerdote, os dalit acolhem especialmente a mensagem cristã “de paz, perdão e amor porque se dirige diretamente aos dalit, e são mais atraídos por Cristo que a casta superior”.
O trabalho de desenvolvimento entre os dalit é uma prioridade da comunidade católica devido ao fato que o governo hindu não proporciona ajuda considerável para este grupo.
“É nossa tarefa ensinar-lhes a respeitar seus direitos, desenvolvê-los, a educação é o mais importante”, indicou o padre Vithayathil e sustentou que por isso contam com várias escolas que se tornaram vitais no trabalho de catequese e evangelização da região.
As 14 escolas da diocese Bijnor ajudam 20 mil crianças e em nove delas se ensina em inglês e se obtém que aos 12 anos as crianças possam falar este idioma com fluidez.
Fonte: Blog Carmadélio - Comunidade Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails