25 setembro 2010

Formação: Misericórdia e Reconciliação

Em artigo anterior, refletindo sobre o Evangelho do Pai Misericordioso, recordei sobre a importância da reconciliação e do perdão como consequência do arrependimento. Continuo um pouco mais nesse mesmo assunto, que julgo muitíssimo importante para os tempos atuais.

Em minhas reuniões com as foranias, uma das preocupações comuns é o atendimento das confissões nas paróquias, e encontrar uma paróquia mais central e localizada, com fácil acesso, e com mais sacerdotes para atendimento em plantões diários das pessoas que procuram o sacramento da penitência.

Celebrar a reconciliação é uma mudança importante em nossa sociedade e mesmo dentro da própria comunidade eclesial que, influenciada pelas situações hodiernas, além de esquecer-se da prática sacramental da confissão ou penitência, muitas vezes vive em clima de vingança e ódio. Acredito que a grande resposta a todos os ranços que existem entre as pessoas, e que muitas vezes se destroem entre si, será um povo reconciliado como sinal da misericórdia no meio de nossa sociedade.

Assim como somos chamados a viver a reconciliação no interior da Igreja, ocorrerá também que o sinal da misericórdia deverá aparecer em nossa sociedade tão marcada pelo ódio e rancor e achando que a solução para todos os males é retribuir o mal com o mal... + Ler mais

Fonte: Comunidade Católica Shalom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails