23 setembro 2010

Família cristã deve ser fonte de felicidade para o mundo, diz bispo


Em meio a um contexto social que se parece cada vez mais com um supermercado de infinitas possibilidades de vida, a família cristã tem um desafio e tanto.

"Ela deve estar atenta para colocar em evidência e redescobrir a cada dia não pesos, responsabilidades ou sacrifícios esmagadores, mas as razões pelas quais a sua maneira de viver é fonte de felicidade. Aí sim outros dirão, 'Puxa, se é assim, eu também quero'", destaca o diretor do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, Dom João Carlos Petrini.

Ele alerta que a sociedade contemporânea vive imersa em experimentações e diversas possibilidades de vida. "Qual prevalecerá após isso? Aquela que mais mais proporciona felicidade, realização humana", indica.

Nesse sentido, a família cristã deve se tornar sempre mais espaço de vida plenamente humana, realizada, pois isso dará a chance de ela continuar como a forma mais difusa de viver o afeto e a intimidade.

"Ao contrário, se, como muitas vezes acontece, ficam se lamentando, salientando sacrifícios, então as novas gerações procurarão outras formas que se apresentam como mais adequadas", pontifica.

Natureza e cultura

O tema esteve entre as discussões do II Seminário Internacional em Família Contemporânea: Natureza e Cultura, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador (UCSal) entre os últimos dias 20 e 22.

Segundo Dom Petrini, o evento foi motivado pelo "grande debate que acontece, especialmente na Europa, buscando reduzir sempre mais o espaço da natureza, no sentido de que, se chegamos à conclusão de que tudo que existe é cultural – fruto da decisão livre do ser humano –, tudo pode ser repensado, reconstruído, refeito. Nada se tornaria vinculante".

Ele explica que natureza é "tudo que existe sem interferência de uma intencionalidade humana. Nesse sentido,quando falamos do matrimônio e família, natureza, por exemplo, é a diferença sexual – um dado originário -, bem como os mecanismos biológicos da procriação".

Entretanto, o ser humano já tem a possibilidade de interferir nessas realidades. "A mulher pode escolher não gerar filhos, ou quando fazê-lo, através dos métodos contraceptivos, fecundação artificial. A mão humana pode chegar a manipular tudo ou quase tudo, mas a forma mais digna e humana para viver o afeto, a criação de filhos, é o matrimônio e a família".

A tendência é a necessidade de se superar contraposição entre natureza e cultura, "e compreender a realidade em que a natureza deve ser respeitada nos seus dinamismos próprios e, ao mesmo tempo, a cultura deve sempre tender àquilo que é mais positivo para a pessoa e sociedade", explica.

Fonte: canção nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails