O Information Age Prayer é um sistema em que o computador reza por você no horário combinado.Com a correria do dia-a-dia, até os mais fervorosos fiéis ficam sem tempo de rezar ou mesmo esquecem.
Em tempos de Twitter e Facebook, o computador pode ser um aliado para a prece diária. Para ninguém ficar com remorso porque deixou a oração de todos os dias passar, um norte-americano de Boston resolveu criar o Information Age Prayer – em tradução livre, Sistema de Oração na Era da Informação – algo como uma “prece eletrônica”.
Pelo site do serviço, o internauta se cadastra, vira assinante, paga uma taxa mensal, e o computador reza por ele.
“O Information Age Prayer é um novo e excitante caminho de se comunicar com Deus”, explica o fundador James Mcarlos, 23, estudante de psicologia. O idealizador do sistema admite que não reza com frequência e foi o primeiro a assinar o serviço.
Segundo Mcarlos, o site já recebeu visitas de pessoas de 168 países, ele ainda acrescenta que a maioria dos internautas brasileiros que acessam o site são de São Paulo. Das orações mais pedidas pelo sistema, 30% são para os filhos, 15% prece por ajuda financeira e 10% a Ave Maria.
Veja a entrevista que Mcarlos concedeu.
Qual a sua religião?
Sou espiritual, mas não pertenço a um grupo religioso em particular.
Como o serviço funciona? Você pode explicar?
O Information Age Prayer é um serviço de assinatura que usa um computador com capacidade de repetir as suas preces todo dia. Isso dá a satisfação de saber que as suas orações estão sempre sendo ditas, mesmo que você acorde atrasado ou as esqueça.
Nós usamos um sintetizador de voz no computador que imita a voz de uma pessoa como se ela estivesse rezando. Cada oração é repetida individualmente, com o nome do fiel exibido na tela.
O sr. acha que tem o mesmo poder quando um computador está rezando por você?
Nós achamos que nosso serviço do Information Age Prayer deve ser usado mais como um complemento das suas orações, para aumentar e reforçar a ligação do assinante com Deus. A oração tradicional é uma parte importante dessa conexão e nunca deve ser esquecida, mesmo depois de se inscrever no sistema.
Como em toda oração, os resultados são de acordo com a vontade de Deus. Nós não fazemos reivindicação sobre a eficácia do serviço, no entanto, a nossa opinião é que o onisciente Deus ouve as orações quando elas são repetidas, assim como Ele ouve tudo na Terra. Ele sabe exatamente quem se inscreveu e de quem é aquela prece quando o nome é mostrado na tela do computador e a prece é falada. Deus também está ciente de todas as doações de cada assinante para a caridade.
A voz do computador é a mesma para todos, seja homem ou mulher?
As orações são geralmente ditas com uma voz masculina, ainda não fomos capazes de atender a pedidos especiais de uma voz feminina para os nossos assinantes. Essa é uma outra opção que esperamos dar aos nossos clientes no futuro.
Quais os assuntos que são mais recorrentes?
Muitas pessoas compram preces para ajudar seus amigos financeiramente. Uma oração bastante popular é pelos filhos, as pessoas costumam se inscrever e pedir preces separadas para cada filho.
Quantas orações são ditas por dia?
Nós não divulgamos o número total de orações, mas esperamos aumentá-lo para uma grande quantidade quanto tivermos capacidade de oferecer mais orações grátis para todos.
Vocês atendem só católicos, judeus, protestantes e muçulmanos. Por que só essas quatro religiões?
Esperamos expandir nossos serviços para ajudar mais pessoas. Esperamos também incluir mais preces grátis em um futuro próximo, se você tiver alguma sugestão, me mande um e-mail.
As pessoas podem pedir uma prece personalizada?
Tivemos alguns pedidos de preces personalizadas, mas ainda não fomos capazes de conseguir este feito.
Alguns ateus já pagaram para que o computador rezasse por eles?
A religião dos nossos assinantes é particular, mas nós temos tido um grande número de orações comprados de uma pessoa pedindo por outra. Sendo assim, presumimos que muitas dessas pessoas podem ser ateus com parentes religiosos.
O sr. já recebeu reclamações de pessoas que tenham contratado seus serviços? Ou de religiosos por estarem, supostamente, indo contra a religião que diz que a prece é algo pessoal?
Todos os nossos assinantes estão felizes com os resultados, mas temos recebido alguns comentários negativos de outros. Não achamos que nosso serviço é para todos, mas estamos contentes de fornecê-lo para quem precisa.
O sr. reza, ou também usa o computador para rezar pelo senhor?
Mcarlos
Infelizmente eu não rezo muito e fui o primeiro assinante do Information Age Prayer.
***
Seria apenas risível se não fosse trágico e sintomático de uma sociedade que coloca deus a serviço, como “algo’ a ser usado para o próprio bem estar do homem.
Um deus que não existe enquanto ser pessoal mas apenas projeção da solidão que o homem moderno vive,sem tempo para rezar,entendida nesse caso como a repetição de algumas fórmulas religiosas e capaz de fazer contato com essa divindade que está sempre a meu serviço.
Um deus “criado” pelo homem,à sua imagem e semelhança.
Seu nome não é importante nem sua religião.O que importa é ele me ouvir e me atender,afinal, eu paguei!
Mas se fóssemos dar um nome seria fácil: EU !
Fonte: Blog Carmadélio - Comunidade Shalom
Nenhum comentário:
Postar um comentário