01 outubro 2010

Sim à vida: Jovem mãe em coma dá à luz a um bebê de 800 gramas

Uma jovem somali de 28 anos que se encontra em coma por um tumor e que poderia ser declarada com morte cerebral, deu à luz esta terça-feira uma bebê de 800 gramas. O bebê se encontra em boas condições de saúde no Hospital Santa Ana de Turim, na Itália. Para o pai, sua menina é "um milagre vivente".

A pequena Idil, o mesmo nome de sua mãe, nasceu prematuramente às 28 semanas de gestação depois de que os médicos decidissem praticar na mãe uma cesárea devido a uma notável piora das condições nas que se encontrava.

“Esta manhã decidimos, de acordo com os reanimadores que tinha chegado o momento de praticar a cesárea. O risco era maior se o feto permanecia dentro do útero que se realizássemos o parto", afirmou Tullia Todros, diretora do departamento de obstetrícia e neo-natal do chamado hospital.

"A menina nasceu bem. A cesárea durou perto de 10 minutos. É pequena, mas vivaz! Quando nasceu teve uma boa pontuação na medição que se faz aos recém-nascidos de acordo a seus sinais vitais. A doutora disse também que com este bebê que está agora em cuidados intensivos neonatais, como todo bebê prematuro, "é necessário ser muito precavidos e esperar pelos próximos dias".

O pai, Issa, que esteve acompanhado por um intérprete (já que ele não fala italiano), tinha solicitado que a intervenção se realizasse com anestesia total para evitar qualquer possível sofrimento da mãe.

Segundo os médicos a situação da mãe é um caso irreversível. Está previsto que ela seja submetida a vários exames, entre eles um eletroencefalograma para verificar se há morte cerebral.

O caso do Idil, cujo nome significa "beleza e perfeição do ser", não é o único acontecido na Itália durante os últimos anos. Em maio, em Bérgamo nasceu às 33 semanas de gestação Gaia, uma pequenina cuja mãe estava em coma por quatro meses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails