11 outubro 2010

Imagens quebradas: o que fazer com elas?

Pessoas muito respeitosas e outras inseguras na doutrina não sabem como se desfazer das imagens bentas quebradas, estragadas, deterioradas. Será verdade que jogá-las no lixo pode fazer mal?
Isso é superstição.
E sobre o costume de colocá-las junto a um cruzeiro ou aos oratórios de estrada. O que pensar?
Objetos abençoados não têm em si algo divino. Não valem por si, mas pelo que significam. Como símbolos religiosos merecem respeito e veneração. Símbolos são recursos da comunicação humana em todas as culturas. A dimensão símbólica é uma propriedade entre o racional e o biológico ou a pura sensibilidade.
Usamos esta linguagem no dia a dia e não só as palavras e gestos. Ora, todas as religiões se expressam através de objetos simbólicos mesmo aquelas contrárias ao uso das imagens enquanto bíblico entra no universo simbólico religioso.
Acabar de quebrá-las ou destruir os objetos sacros estragados, é a maneira respeitosa de se desfazer delas e deles. O próprio respeito ao uso espiritual, à sua linguagem simbólica pede sua destruição total. Se possível enterrando, queimando ou colocando no lixo em pedaços bem pequenos. Nunca as deixar junto a cruzeiros ou oratórios. Venerar santos não pode sequer parecer mais importante que a salvação em Cristo.
Texto: Padre Clayton Sant'Anna
Fonte: Revista Aparecida/junho 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails