24 outubro 2010

Formação: Nas águas do Batismo

Por que Jesus foi batizado?

E o nosso batismo, o que significa?

Quando Jesus completou 30 anos. achou ter chegado a hora de revelar ao povo quem era ele. Desde menino ele morava em Nazaré e trabalhava como carpinteiro. Mas para cumprir a sua missão na Terra, precisava viajar pelas cidades de seu país. Uma das primeiras viagens que fez foi para a região do rio Jordão, onde se encontrava João Batista.

João era primo de Jesus. Seus pais chamavam-se Zacarias e Isabel; ele era seis meses mais velho que o Mestre. João nasceu por verdadeiro milagre de Deus, pois os seus pais estavam bem idosos. Ele veio ao mundo com a missão de preparar as pessoas para receber o Messias Jesus, que estava para chegar. João se tornou pregador, ou seja, falava ao povo para mudar de vida e ser mais bondoso. Também batizava as pessoas que se arrependiam de seus pecados. Era o chamado batismo de penitência.

Um dia João avistou Jesus no meio das pessoas que queriam ser batizadas. Imediatamente reconheceu que o Mestre era o Messias esperado e lhe disse: "Eu é quem devo ser batizado por você. e não você por mim". Sabe o que o Mestre respondeu? "É vontade do meu Pai que você me batize." Depois, entrou no rio Jordão e seu primo o batizou.

Jesus era o Filho de Deus, por isso, na hora de seu barismo o céu se abriu e uma voz disse "Você é meu filho querido. Coloco todo o meu amor". Ao mesmo tempo, o Espirito de Deus em forma de pomba ficou sobrevoando a cabeça de Jesus. Para saber mais detalhes dessa história, leia na Bíblia, no evangelho de São Lucas, capitulo 3, versículos de 1 a 22.

Nosso Batismo

Apesar de Jesus não ter pecado algum, quis ser batizado para nos mostrar que era solidário com a humanidade pecadora, a qual viera salvar. A voz que veio do céu e o aparecimento da pomba foram os sinais de Deus de que o Mestre tinha sido escolhido para cumprir uma missão especial: salvar não os justos, mas os pecadores. Jesus foi batizado antes de começar a ensinar ao povo as coisas de seu Pai. Só a partir dai iniciou suas viagens para anunciar o Reino de Deus.

Você também foi batizado quando bebezinho. Seus pais e padrinhos o levaram à igreja para que, através do batismo. você se tornasse filho de Deus e membro da Igreja. Por essa razão, sempre que uma criança é batizada, a família fica muito contente e convida parentes e amigos para se alegrarem com ela. Algumas até fazem festa.

Como você era muito pequeno e não tinha condições de assumir o compromisso de viver a fé todos os dias de sua vida, seus pais e padrinhos, na hora do batismo, se responsabilizaram por você e assumiram o compromisso em seu lugar. Mas agora que você cresceu e já entende as coisas, eles não só o ensinam a rezar em casa e a conhecer o Papai do céu, mas o incentivam a frequentar o catecismo, que é uma forma de conhecer e viver mais a religião. 

Conhecendo melhor a religião, sua fé e seu amor a Jesus vão crescendo, ajudando-o a se tornar um verdadeiro cristão. É que o compromisso assumido no batismo exige a nossa participação na vida da Igreja e nosso trabalho para que o Reino de Deus cresça e Jesus se tome conhecido entre aqueles que não o conhecem ou se afastaram dele.

Toda pessoa que é batizada se toma. também, testemunha de Jesus. Quer dizer: deve viver segundo seus ensinamentos, sendo justa, honesta, solidária, capaz de ajudar as pessoas necessitadas. Ser bom cristão é vivenciar o batismo todos os dias de nossa vida.

Fonte do texto: Revista Família Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails