28 fevereiro 2011

Jovens do EJC de Jardim do Seridó participarm de Pós-Encontro em Carnaúba dos Dantas


Neste domingo (27), foi realizado no salão do Centro Pastoral Dom Adelino Dantas em Carnaúba dos Dantas mais um pós - encontro do EJC.
O encontro teve como principal tema o serviço a Deus, levando os jovens a refletirem a importância de estar pronto pra servir ao Pai Celeste e lutar pela evangelização. Depois houve um momento muito especial com louvor e oração.
O Encontro de Jovens com Cristo não se resume nas atividades de três dias, pois o importante é o jovem querer viver e agir como Jesus propôs aos seus seguidores. O EJC é uma atividade cuja dinâmica se inicia dois meses antes do Encontro e se estende, através do Pós-Encontro, até o engajamento total do jovem em uma comunidade cristã.
Na ocasião pode-se contar com alguns jovens da cidade de Carnaúba dos Dantas e jovens de Jardim do Seridó que participaram do encontro no ano passado.
Ver fotos abaixo:


  
 
























Mensagem para reflexão


Hoje é o dia
Cada dia basta o seu cuidado. Vamos nos ocupar com o dia de hoje, e deixarmo-nos conduzir pelas mãos de Deus. Deixemos o que ficou para atrás, e não nos preocupemos com o amanhã, mas vivamos intensamente o dia de hoje, com a certeza no coração que é o dia mais precioso, e não podemos vivê-lo de qualquer jeito.
Perdoemos hoje quem precisamos perdoar, ajudemos quem precisamos ajudar, acolhamos quem precisamos acolher e façamos o bem a todos que aparcerem no nosso caminho. Tudo precisa ser vivido hoje, porque o amanhã não nos pertence. É sabedoria seguir este conselho de Jesus: “Não vos preocupeis com o dia de  amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações próprias” (Mt 6,34).
Jesus, dá-nos a graça de vivermos o dia de hoje como se fosse o último da nossa vida.
Jesus, eu confio em vós!
Fonte: Luzia Santiago - comunidade canção nova

Jovens do EJC são apresentados à comunidade jardinense na Missa dos Jovens no Santuário do Sagrado Coração de Jesus


Neste sábado (26), ás 19:00 horas,  foi celebrada a 2ª Missa dos Jovens do mês de fevereiro no Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Foi uma bonita celebração para a juventude jardinense. Na ocasião, os jovens do EJC – Encontro de Jovens com Cristo de Jardim do Seridó, foram apresentados à comunidade pelo casal Giovani e Patrícia - casal assessor do EJC de Carnaúba dos Dantas, Cruzeta e Jardim do Seridó, o qual destacou a importância deste serviço para a igreja e a comunidade.

27 fevereiro 2011

Formação: Quem é o Diácono?


Tema abordado no programa de rádio “Sua paróquia, sua família” na Rádio Cabugi do Seridó deste domingo (27/02) e apresentado pela equipe da Pastoral da Criança de Jardim do Seridó.
******************
Um diácono (do grego antigo διάκονος, "ministro", "ajudante") são os ajudantes dos líderes de uma igreja local, e por sua vez, aspirantes a futuros líderes.
Na Igreja Católica, é um ministro religioso que está no último dos sete anos de estudos - em média - os que levam à carreira clerical. Há os diáconos em grau permanente que podem ser homens solteiros, casados ou viúvos. Entretanto a admissão de um homem casado ao diaconato necessita de um consentimento por escrito da esposa sendo necessário que a família leve uma vida condizente com os valores cristãos e que o matrimônio tenha ocorrido há no mínimo 5 anos. A ordenação no diaconato paralisa o estado dos solteiros e viúvos, de modo que estes após o sacramento não podem mais se casar, devendo permanecer celibatários. O diácono pode realizar, sob orientação de um sacerdote, algumas celebrações religiosas, batismos e abençoar casamentos, além de fazer homilias e pregações.
Cristãos católicos que receberam o sacramento da Ordem colaboram com o Bispo, cooperam com os presbíteros na diaconia da palavra, da liturgia e da caridade de uma diocese. Não consagram a hóstia nem ungem enfermos, como também não atendem confissões. Podem e devem administrar igrejas, ser bons aconselhadores e dar a bênção mesmo não sendo sacerdotes.
É um ministério excelente de origem apostólica: Atos 6,1-6; Filêmon 1,1; 1 Timóteo 3,8-13, adotado por várias denominações evangélicas, onde têm funções semelhantes ao do catolicismo.
Foram responsáveis pelas primeiras comunidades cristãs, e hoje colocam-se ao serviço da comunidade como bons servidores.
Fonte: wikipedia

26 fevereiro 2011

Obama rechaça a defesa do matrimônio nos tribunais dos EUA



WASHINGTON DC, 25 Fev. 11 / 02:03 pm (ACI)

O Presidente Barack Obama ordenou ao Departamento de Justiça que deixe de defender nos tribunais a lei federal que define omatrimônio como a união entre um homem e uma mulher, para permitir que os grupos homossexuais obtenham sentenças a favor do "matrimônio" gay.

Conforme informou o Secretário de Justiça, Eric Holder, em um comunicado publicado no dia 23 de fevereiro, Obama chegou à conclusão de que a "Lei de Defesa do Matrimônio" é inconstitucional porque discrimina aos casais do mesmo sexo. Esta lei federal de 1996 define ao matrimônio como "uma união legal entre um homem e uma mulher" e exige aos maridos que sejam de "sexos opostos".

A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) deplorou a decisão da Administração Obama. O principal conselheiro legal da USCCB, Anthony R. Picarello, explicou que a decisão do mandatário é uma ameaça contra aqueles que defendem o matrimônio autêntico em todo o país.

"O matrimônio se entendeu há milênios e em todas as culturas como a união entre um homem e uma mulher", recordou Picarello em uma declaração publicada depois do anúncio da Obama.

O jurista explicou que "a Lei de Defesa do Matrimônio" recolhe a definição tradicional do matrimônio e foi "aprovada por um Congresso republicano e assinada por um presidente democrata (Bill Clinton, NDT) apenas quinze anos atrás".

Picarello sustentou que com sua decisão, Obama abdica "da responsabilidade do Poder Executivo de cumprir com sua obrigação constitucional de velar para que as leis dos Estados Unidos sejam executadas fielmente".

Esta medida, afirma o legista, "também é uma grave afronta aos milhões de americanos que rechaçam a discriminação injusta e que afirmam o valor único e inestimável do matrimônio entre um homem e uma mulher", acrescentou.

Picarello assinalou que "apoiar o matrimônio verdadeiro não é fanatismo" e sim um critério sumamente “razoável, que afirma a instituição fundamental da sociedade civil". O fato que o governo sugira que este critério represente uma "discriminação" é "uma grave ameaça para a liberdade religiosa dos partidários do matrimônio em todo o país". 
Fonte: acidigital

25 fevereiro 2011

Formação: 'Dar um F5' na minha vida'


'Aumente a memória' do seu relacionamento com Deus
Estou atualizando minha vida. Como passa o tempo e "notícia velha irrita muita gente", eu procuro atualizar minha vida a cada momento. "Dar um F5" é ter a certeza de que algo de bom aconteceu naquela situação que estava parada na janela do meu "Windows".
Às vezes, no ato de atualizar, "dar F5", encontro situações que "não respondem ao sistema". Situações que "travam" outros "programas". Privam-me de ter acesso aos meus relacionamentos. Nessa hora é preciso ter coragem de dar um "Ctrl + Alt + Del", bloquear situações, fechar janelas. E se preciso for, "desligar" ou fazer "logoff".
Lembro-me do passado como um aprendizado, não como uma prisão; vivo o presente semeando no hoje os frutos do amanhã. E deixo "arquivado" aquilo que me promove como pessoa.
Revejo atitudes, analiso se algo não precisa ser mudado; se descobrir que sim, procuro não me envolver com a angústia, e sim, com a serenidade que é o primeiro passo para que a mudança ocorra. "Lixeiras" também precisam ser esvaziadas. É preciso ter coragem de "formatar" nossa história.
Vivo o luto, porque se não chorarmos nossas dores, não podemos fechar um ciclo e iniciar outro, e a vida é constante renovação. Então, não paralisemos nossos passos nem nos tornemos descrentes; aprendamos a viver.
Um novo "comando" pode ser dado!
Agora envio para você este "SMS":
"Aumente a memória de seu relacionamento com Deus e compartilhe com os que ama aquilo que foi registrado em seu coração".
Creia: ser gente é ter capacidade de dar "ESC" quando precisar; "F5" a cada dia, e também "reiniciar" quando tudo deu errado, na certeza de que novas "janelas" lhe são oferecidas.
Tamu junto!
Adriano Gonçalves
adriano@geracaophn.com
Fonte: canção nova

Formação: Nós colhemos o que semeamos


Se deseja mais amor neste mundo, semeie amor ao seu redor
O quanto e como damos é a medida do que recebemos. O banco da vida é justo e nos devolve o mesmo que antes depositamos. São Paulo nos adverte, baseado em sua própria experiência: "O que alguém tiver semeado, é isso que vai colher. Quem semeia na sua própria carne, da carne colherá corrupção; quem semeia no espírito, do Espírito colherá a vida eterna" (Gal 6, 7-8).
No Cânion do Colorado, um pai passeava com seu filho de sete anos. A manhã estava quente e o sol resplandecia num céu aberto. De repente, o pequeno cai, machuca o joelho e grita: “aaaaaahhhhh!!”
Para sua surpresa, ouve uma voz oculta que também se queixa: “aaaaaaaaahhhhhhh!!”

Curioso o menino grita: “Quem está aí?”
Das profundezas do Cânion, uma voz lhe faz a mesma pergunta: “Quem está aí?”
Irritado com a resposta anônima, o menino grita: “Covarde, por que se esconde?”.
Do outro lado, alguém lhe responde agressivamente: “Covarde, por que se esconde?”.
O menino olha para o pai e pergunta: “Que acontece?”.
O pai sorri e lhe diz: “Meu filho, preste atenção”.
Então, o pai grita para a montanha: “Te admiro”.
Do fundo do Cânion, alguém lhe confessa várias vezes: “te admiro, te admiro, te
admiro”.
Mais uma vez o homem exclama: “És um campeão”.
A voz lhe responde: “És um campeão, campeão, campeão”.
O pai sussurra em voz baixa: “Te amo”.
A voz lhe responde com suavidade: “Te amo, te amo, te amo”.
O pequeno fica espantado, porém, não entende. 
O pai lhe explica olhando em seus olhos: “Nós chamamos isso de eco, filho, porém, na realidade, é a vida”.
E acrescenta em voz alta: “Ela te devolve o que diz ou faz...”
Cada um colhe e recebe o que tem semeado e feito.
Se desejas mais amor neste mundo, semeia amor ao teu redor. Porém, se desejas pouco amor, dá pouco [amor]. Se esperas felicidade, dá felicidade a quem te cerca. Se queres sorriso e bênçãos, sorri e abençoa. Se gostas de colher desprezo, menospreza. Se desejas bem materiais, compartilha-os. Se busca amigos, faze-os. Se preferes solidão, fecha-te em ti mesmo. Se te interessa o meio ambiente, semeia uma árvore e não contribua com o aquecimento do planeta. Se necessitas que te escutem, escuta os demais.
Se até o dia de hoje tens colhido solidão, enfermidade, tristeza, traições, não culpes os outros. Antes, reveja suas atitudes, as sementes que tens semeado, e mude se preciso for, para que, rápido, muito rápido, possas colher frutos abundantes e permanentes (cf. Jo 16, 8-16).
José H Prado Flores
Pregador internacional, Fundador e Diretor Internacional
das Escolas de Evangelização Santo André
http://www.escoladeevangelizacao.com.br/


24 fevereiro 2011

Dunga e Rosa de Saron: presenças confirmadas na Jornada Mundial da Juventude em Madri


Dunga, Irmã Kelly Patrícia e a banda Rosa de Saron estão entre as atrações brasileiras da JMJ 2011

Nicole Melhado, Da Redação

O Festival da Juventude quer acontecerá durante a Jornada Mundial da Juventude em Madri contará com oito bandas brasileiras: DungaRosa de SaronDominus, Marcio Cruz, Cantos das Ilhas, Irmã Kelly Patrícia, e outras três bandas daComunidade Católica Shalom.  

“Esse é o maior festival católico do mundo. Foram inscritas 540 bandas de todos os continentes do planeta. Foi feita uma pré-seleção em Madri e depois chegou-se a uma seleção feita pela Conferência Nacional dos Bipos do Brasil”, explica o assessor do Setor da Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio.

Serão 300 palcos simultâneos com atrações de todo mundo para os quase 15 mil jovens de 198 países, de todos os continentes. Os brasileiros inscritos já são cerca de sete mil, sendo a maior representação brasileira de todas as jornadas, segundo padre Sávio. O assessor considera que a participação dos jovens brasileiros é um fruto plantado pelos bispos do país com a publicação do documento Evangelização da Juventude, em 2007.

“Nossa participação em Madri será maciça. Vamos ter uma experiência missionária protagonizada pela Renovação Carismática Católica. Estamos levando uma delegação oficial do Brasil com 50 bispos, como Dom Eduardo Pinheiro, Dom Orani João Tempestra, Dom Dom Bernardino Belquior, Dom Odilo Pedro Scherer, entre outros”, diz padre Sávio.

Em janeiro, padre Sávio representou o Brasil na segunda reunião geral que contou com outros 84 delegados de outros países e 48 de movimentos eclesiais. “Lá foi repassada toda as questões de logísticas, vistos, hospedagem e pudemos passar por todos os locais onde acontecerão os atos centrais com o Santo Padre”, conta.

Entre os atos centrais com o Papa Bento XVI estão a acolhida do Papa, na Porta de Alcalá, onde será acompanhado por um jovem de cada continente, e a Missa de encerramento no Aeroporto Quatro Ventos.

Nova evangelização na Europa

Recentemente, padre Sávio visitou 12 dioceses da Espanha e, nessas viagens, ele pôde perceber o entusiasmo dos jovens católicos, dando uma renovação ao setor. “A Espanha é um país marcado por contra valores. A JMJ em Madri quer mostrar ao mundo que existe uma nova forma de viver, uma vivência com Jesus Cristo”, ressalta.

A evangelização da Europa é uma preocupação da Igreja Católica. A JMJ em Madri será uma oportunidade de reavivar os valores cristãos, transmitidos há séculos ao povo brasileiro e latinoamericano, durante a colonização. “Está na hora de fazer um movimento contrário e ajudar na evangelização da Europa, especialmente na evangelização da juventude”, salienta o assessor do Setor da Juventude da CNBB.

Preparação pessoal para a JMJ

A Jornada Mundial da Juventude é uma peregrinação, mas muitos jovens são motivados pelo turismo e espírito de aventura. “Muitos jovens estão indo para Madri para passear e fazer turismo, mas acredito na força de Deus e do Espírito Santo em transformar as pessoas”, diz padre Sávio.

Jornadas Diocesanas da Juventude estão sendo realizadas por todo Brasil justamente para preparar os jovens para a JMJ, levando a eles um espírito missionário.
"Acredito que sediaremos a próxima JMJ", afirma padre Carlos Sávio, responsável pelo Setor da Juventude da CNBB

Para o assessor, a JMJ será um momento para ter um encontro pessoal com Jesus Cristo e quem vai deve estar a disposição para conviver com os outros jovens do mundo. “O sentido da comunhão e da catolicidade é muito importante nesse momento, percebendo a beleza dessa Igreja que se reúne ao redor do sucessor de Pedro. [É uma] fidelidade ao Papa e principalmente fidelidade para com Cristo”, destaca.

JMJ  no Brasil

“Eu acredito que sediaremos a próxima Jornada Mundial da Juventude. Membros do Pontifício Conselho para os Leigos dizem que o Brasil é um seríssimo candidato. Uma pessoa até me disse que o Brasil tem 99,9% de chances”, conta padre Sávio.

Segundo o assessor, a evangelização no Brasil é muito ampla com diversas denominações e o país tem totais condições para sediar um dos maiores eventos da Igreja Católica. O pedido de sediar uma JMJ foi feito em 2007 pelo Bispo da juventude, Dom Eduardo Pinheiro, representando a CNBB, quando o Papa esteve no Brasil.

“Este é o maior evento da Igreja Católica. Juntando o número de pessoas de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada,  não dá a metade do que se dá numa Jornada Mundial da Juventude”, enfatiza padre Sávio.

A decisão será anunciada pelo próprio Papa, no dia 21 de agosto, na Missa de encerramento da JMJ de Madri.

Formação: Paz e liberdade religiosa


O Papa Bento XVI reflete, em sua mensagem para o 44º Dia Mundial da Paz, 1º de janeiro, sobre a “liberdade religiosa, caminho para a paz”. Na sua reflexão, o Santo Padre constata um ambiente hostil contra os cristãos, em muitas regiões do mundo. E afirma que, o cerceamento da liberdade religiosa impede a verdadeira paz.
O direito à liberdade religiosa radica na própria dignidade humana. Esse direito universal deve ser respeitado, para que a sociedade contribua para a realização plena do ser humano. O direito à vida e o direito à liberdade religiosa é condição da legitimidade moral de toda norma social e jurídica. 
Desde a infância, na família, o ser humano deve ser educado para o respeito recíproco e para o diálogo religioso. Só assim se pode conviver de modo harmonioso. Devemos superar discussões e rixas por motivos religiosos. Elas não contribuem para a mútua edificação. Antes são uma ameaça à paz. Podem desencadear violência, vingança e morte.
Em sua mensagem, o Papa denuncia os ataques praticados contra cristãos, sobretudo em regiões da África e da Ásia. Lembremos os que aconteceram recentemente em Bagdá, no Iraque, e em Alexandria, no Egito. Ao mesmo tempo, alerta para o perigo do fundamentalismo, que compromete a laicidade positiva dos Estados. E adverte para a instrumentalização da liberdade religiosa que pode levar ao integralismo e ao racionalismo.
No mundo globalizado, o Pontífice reconhece o papel das grandes Religiões e das culturas religiosas. Convida-as para assumirem o compromisso com a liberdade e a viverem no amor e na verdade. Em outubro p.f. completam-se 25 anos do primeiro encontro de oração do Papa João Paulo II com os líderes cristãos e das grandes religiões. Que a lembrança desse evento leve todas as pessoas de boa vontade a incrementar seus esforços e orações pela paz.
A paz é dom de Deus, mas também projeto a realizar. Que o testemunho de tantos cristãos perseguidos contribua para se estabelecerem pontes que promovam o caminho da paz.
Por: DOM FREI DIAMANTINO PRATA DE CARVALHO, OFM
BISPO DA DIOCESE DA CAMPANHA(MG)

Fonte: catequisar

Mensagem para reflexão


Quem é preso não pode ser realizado e feliz
Há quem faça a pergunta: Mas o que é vocação cristã? Vocação é o relacionamento pessoal com Deus numa perspectiva de fé e de seguimento sincero às Suas leis:
- Escolher Jesus Cristo, não as riquezas;
- Seguir Jesus pobre e humilde.
Quem não souber aceitar a renúncia para acolher ao convite de Cristo, ficará triste como o jovem rico, que era exemplo em tudo, mas não foi capaz de se desapegar de suas ‘riquezas’: ”O jovem disse a Jesus: Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta? Jesus respondeu: ”Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me. Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico” (Mt 19,20-22).
As nossas tristezas vêm dos nossos apegos e ligações: quem é preso não pode ser realizado e feliz. É por isso que Jesus nos quer como crianças. Enquanto vão acontecendo em nós essas transformações, o Senhor nos olha com amor na espera do nosso “SIM” em doação ao Reino de Deus e aos nossos irmãos.
Dos humildes de espírito é o Reino dos Céus. Deixemos o Espírito Santo de Deus agir em nós! Vinde, Espírito Santo!
Jesus, eu confio em Vós!
Fonte: Luzia Santiago – Comunidade Canção nova

23 fevereiro 2011

Formação: A ditadura da 'cultura do corpo'


De nada vale ter um corpo de atleta se a alma está em frangalhos

Atualmente há a ditadura da "cultura do corpo". Os pais precisam estar atentos a essa doentia "cultura", que hoje domina o mundo e que se estabeleceu na sociedade com o objetivo de consumo de produtos e de serviços voltados para a beleza. É uma verdadeira ditadura. Muitos jovens sofrem porque não têm aquele corpinho de "top model" ou porque não têm "aquela" musculatura especial... A mídia colocou na cabeça, especialmente das mulheres, que o "mais importante" é ser bonita de corpo, esbelta, magra, segundo os "padrões de beleza" dos que ditam a moda para os outros. A propaganda emplacou uma grande mentira: se você não tiver aquela calça "da moda" ou aquela camisa "da marca", então você não será feliz. Os comerciais de TV e as novelas ensinam para os jovens uma coisa perversa: se você não for sexy, você não poderá ser feliz e não terá um namorado, será rejeitada. Os pais têm que criar um antídoto contra essa insanidade. 
Por causa dessa "cultura do corpo", que hoje ocupou o lugar da "cultura do espírito", muitos jovens estão angustiados e até mesmo "escravizados", porque não conseguem atingir este padrão de "beleza". Ora, saiba mostrar a seus filhos que a felicidade construída em cima desses valores é efêmera, vai acabar muito cedo e deixar o jovem no vazio. A moda pode até ser boa se for equilibrada, se for um meio, mas não um fim. Os pais precisam despertar os filhos para a verdadeira beleza que está na alma, no interior, "invisível aos olhos", que não acaba; que o tempo não envelhece.
Deus seria injusto se a nossa felicidade dependesse da cor da nossa pele, do perfil do nosso corpo ou da ondulação do cabelo. Pois tudo isso é genético e não conseguimos mudar.

22 fevereiro 2011

Casais do ECC de Jardim do Seridó realizaram aprofundamento neste final de semana


Neste domingo, 20 de fevereiro,  os casais do ECC da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó-RN, se reuniram para realização de mais um Encontro de Aprofundamento.
O mesmo aconteceu no Centro Pastoral, onde o pároco Pe. Amaurilo José da Silva abordou o tema: “Proposta de Ação Pastoral Diocesana”, destacando prioridades para o ano de 2011.
Na ocasião, a nova equipe dirigente se apresentou aos casais com informativos de novas ações realizadas, bem como, de algumas atividades pré definidas para o ano.
Ver fotos abaixo:
  

















Related Posts with Thumbnails