24 fevereiro 2011

Dunga e Rosa de Saron: presenças confirmadas na Jornada Mundial da Juventude em Madri


Dunga, Irmã Kelly Patrícia e a banda Rosa de Saron estão entre as atrações brasileiras da JMJ 2011

Nicole Melhado, Da Redação

O Festival da Juventude quer acontecerá durante a Jornada Mundial da Juventude em Madri contará com oito bandas brasileiras: DungaRosa de SaronDominus, Marcio Cruz, Cantos das Ilhas, Irmã Kelly Patrícia, e outras três bandas daComunidade Católica Shalom.  

“Esse é o maior festival católico do mundo. Foram inscritas 540 bandas de todos os continentes do planeta. Foi feita uma pré-seleção em Madri e depois chegou-se a uma seleção feita pela Conferência Nacional dos Bipos do Brasil”, explica o assessor do Setor da Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio.

Serão 300 palcos simultâneos com atrações de todo mundo para os quase 15 mil jovens de 198 países, de todos os continentes. Os brasileiros inscritos já são cerca de sete mil, sendo a maior representação brasileira de todas as jornadas, segundo padre Sávio. O assessor considera que a participação dos jovens brasileiros é um fruto plantado pelos bispos do país com a publicação do documento Evangelização da Juventude, em 2007.

“Nossa participação em Madri será maciça. Vamos ter uma experiência missionária protagonizada pela Renovação Carismática Católica. Estamos levando uma delegação oficial do Brasil com 50 bispos, como Dom Eduardo Pinheiro, Dom Orani João Tempestra, Dom Dom Bernardino Belquior, Dom Odilo Pedro Scherer, entre outros”, diz padre Sávio.

Em janeiro, padre Sávio representou o Brasil na segunda reunião geral que contou com outros 84 delegados de outros países e 48 de movimentos eclesiais. “Lá foi repassada toda as questões de logísticas, vistos, hospedagem e pudemos passar por todos os locais onde acontecerão os atos centrais com o Santo Padre”, conta.

Entre os atos centrais com o Papa Bento XVI estão a acolhida do Papa, na Porta de Alcalá, onde será acompanhado por um jovem de cada continente, e a Missa de encerramento no Aeroporto Quatro Ventos.

Nova evangelização na Europa

Recentemente, padre Sávio visitou 12 dioceses da Espanha e, nessas viagens, ele pôde perceber o entusiasmo dos jovens católicos, dando uma renovação ao setor. “A Espanha é um país marcado por contra valores. A JMJ em Madri quer mostrar ao mundo que existe uma nova forma de viver, uma vivência com Jesus Cristo”, ressalta.

A evangelização da Europa é uma preocupação da Igreja Católica. A JMJ em Madri será uma oportunidade de reavivar os valores cristãos, transmitidos há séculos ao povo brasileiro e latinoamericano, durante a colonização. “Está na hora de fazer um movimento contrário e ajudar na evangelização da Europa, especialmente na evangelização da juventude”, salienta o assessor do Setor da Juventude da CNBB.

Preparação pessoal para a JMJ

A Jornada Mundial da Juventude é uma peregrinação, mas muitos jovens são motivados pelo turismo e espírito de aventura. “Muitos jovens estão indo para Madri para passear e fazer turismo, mas acredito na força de Deus e do Espírito Santo em transformar as pessoas”, diz padre Sávio.

Jornadas Diocesanas da Juventude estão sendo realizadas por todo Brasil justamente para preparar os jovens para a JMJ, levando a eles um espírito missionário.
"Acredito que sediaremos a próxima JMJ", afirma padre Carlos Sávio, responsável pelo Setor da Juventude da CNBB

Para o assessor, a JMJ será um momento para ter um encontro pessoal com Jesus Cristo e quem vai deve estar a disposição para conviver com os outros jovens do mundo. “O sentido da comunhão e da catolicidade é muito importante nesse momento, percebendo a beleza dessa Igreja que se reúne ao redor do sucessor de Pedro. [É uma] fidelidade ao Papa e principalmente fidelidade para com Cristo”, destaca.

JMJ  no Brasil

“Eu acredito que sediaremos a próxima Jornada Mundial da Juventude. Membros do Pontifício Conselho para os Leigos dizem que o Brasil é um seríssimo candidato. Uma pessoa até me disse que o Brasil tem 99,9% de chances”, conta padre Sávio.

Segundo o assessor, a evangelização no Brasil é muito ampla com diversas denominações e o país tem totais condições para sediar um dos maiores eventos da Igreja Católica. O pedido de sediar uma JMJ foi feito em 2007 pelo Bispo da juventude, Dom Eduardo Pinheiro, representando a CNBB, quando o Papa esteve no Brasil.

“Este é o maior evento da Igreja Católica. Juntando o número de pessoas de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada,  não dá a metade do que se dá numa Jornada Mundial da Juventude”, enfatiza padre Sávio.

A decisão será anunciada pelo próprio Papa, no dia 21 de agosto, na Missa de encerramento da JMJ de Madri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails