24 fevereiro 2011

Formação: Paz e liberdade religiosa


O Papa Bento XVI reflete, em sua mensagem para o 44º Dia Mundial da Paz, 1º de janeiro, sobre a “liberdade religiosa, caminho para a paz”. Na sua reflexão, o Santo Padre constata um ambiente hostil contra os cristãos, em muitas regiões do mundo. E afirma que, o cerceamento da liberdade religiosa impede a verdadeira paz.
O direito à liberdade religiosa radica na própria dignidade humana. Esse direito universal deve ser respeitado, para que a sociedade contribua para a realização plena do ser humano. O direito à vida e o direito à liberdade religiosa é condição da legitimidade moral de toda norma social e jurídica. 
Desde a infância, na família, o ser humano deve ser educado para o respeito recíproco e para o diálogo religioso. Só assim se pode conviver de modo harmonioso. Devemos superar discussões e rixas por motivos religiosos. Elas não contribuem para a mútua edificação. Antes são uma ameaça à paz. Podem desencadear violência, vingança e morte.
Em sua mensagem, o Papa denuncia os ataques praticados contra cristãos, sobretudo em regiões da África e da Ásia. Lembremos os que aconteceram recentemente em Bagdá, no Iraque, e em Alexandria, no Egito. Ao mesmo tempo, alerta para o perigo do fundamentalismo, que compromete a laicidade positiva dos Estados. E adverte para a instrumentalização da liberdade religiosa que pode levar ao integralismo e ao racionalismo.
No mundo globalizado, o Pontífice reconhece o papel das grandes Religiões e das culturas religiosas. Convida-as para assumirem o compromisso com a liberdade e a viverem no amor e na verdade. Em outubro p.f. completam-se 25 anos do primeiro encontro de oração do Papa João Paulo II com os líderes cristãos e das grandes religiões. Que a lembrança desse evento leve todas as pessoas de boa vontade a incrementar seus esforços e orações pela paz.
A paz é dom de Deus, mas também projeto a realizar. Que o testemunho de tantos cristãos perseguidos contribua para se estabelecerem pontes que promovam o caminho da paz.
Por: DOM FREI DIAMANTINO PRATA DE CARVALHO, OFM
BISPO DA DIOCESE DA CAMPANHA(MG)

Fonte: catequisar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails