18 fevereiro 2011

Festa dos Beatos Francisco e Jacinta Marto será celebrada com Vigília e Procissão no Santuário de Fátima


FATIMA, 18 Fev. 11 / 12:21 pm (ACI)

O programa definido este ano para a celebração da Festa Litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto tem como novidade a realização de uma vigília de adoração junto dos túmulos dos videntes, na noite do dia 19 de Fevereiro, sábado.
 
A assessoria de imprensa do Santuário informou que amanhã, 19 de Fevereiro, às 21:30,  como habitualmente, haverá a oração doRosário, na Capelinha das Aparições e por primeira vez seguir-se-á uma procissão de velas, com a Cruz luminosa à frente, até à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. No andor irá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
 
Na Basílica será realizada uma Vigília de Adoração junto dos túmulos de Francisco e Jacinta Marto. O momento incluirá a veneração das relíquias dos beatos. 

Nas palavras do Reitor do Santuário de Fátima, P. Virgílio Antunes, todo o programa para este momento e para as celebrações do dia seguinte são um convite à interiorização, sob a luz dos pequenos videntes a quem João Paulo II chamou “candeias que Deus acendeu”.
 
As breves vidas de Francisco e Jacinta Marto, a reflexão sobre os seus testemunhos e contemplação dos seus ensinamentos, marcarão todas as celebrações.
 
“Há tantas vertentes que estas crianças continuam a ensinar-nos, a possibilitar-nos de fazer catequese no amor a Deus, no amor aos outros, no encontro e no amor à natureza, e, depois, na própria ligação com a fé Cristã. É quase um não acabar de possibilidades”, sublinha o reitor.
 
Também o dia 20 de Fevereiro, no aniversário da morte de Jacinta Marto, ficará marcado por uma novidade. Isto porque, após a recitação do Rosário, a procissão em direção à Igreja da Santíssima Trindade integrará neste dia duas telas representativas de cada um dos beatos.
 
Os quadros foram oferecidos a João Paulo II pela Associação Difendere la vita com Maria, na ocasião da peregrinação deste papa ao Santuário de Fátima, a 13 de Maio de 2000, data da beatificação dos videntes, e foram legados ao Santuário de Fátima pelo próprio pontífice.
 
Na leitura da secção de Arte Sacra e Patrimônio do Santuário do Fátima, “tal como quando figura Francisco, o pintor toma a liberdade dos profetas, antecipando o atributo iconográfico dos que já são cultuados: constituída por pequenas partículas de folha de ouro, por detrás da figura de Jacinta, desenhou uma enorme auréola dourada, qual sol de luz que bem realça o rosto da vidente que, a partir do ano 2000, é considerada pela Igreja, candeia que Deus acendeu”.

Fonte: acidigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails