27 fevereiro 2011

Formação: Quem é o Diácono?


Tema abordado no programa de rádio “Sua paróquia, sua família” na Rádio Cabugi do Seridó deste domingo (27/02) e apresentado pela equipe da Pastoral da Criança de Jardim do Seridó.
******************
Um diácono (do grego antigo διάκονος, "ministro", "ajudante") são os ajudantes dos líderes de uma igreja local, e por sua vez, aspirantes a futuros líderes.
Na Igreja Católica, é um ministro religioso que está no último dos sete anos de estudos - em média - os que levam à carreira clerical. Há os diáconos em grau permanente que podem ser homens solteiros, casados ou viúvos. Entretanto a admissão de um homem casado ao diaconato necessita de um consentimento por escrito da esposa sendo necessário que a família leve uma vida condizente com os valores cristãos e que o matrimônio tenha ocorrido há no mínimo 5 anos. A ordenação no diaconato paralisa o estado dos solteiros e viúvos, de modo que estes após o sacramento não podem mais se casar, devendo permanecer celibatários. O diácono pode realizar, sob orientação de um sacerdote, algumas celebrações religiosas, batismos e abençoar casamentos, além de fazer homilias e pregações.
Cristãos católicos que receberam o sacramento da Ordem colaboram com o Bispo, cooperam com os presbíteros na diaconia da palavra, da liturgia e da caridade de uma diocese. Não consagram a hóstia nem ungem enfermos, como também não atendem confissões. Podem e devem administrar igrejas, ser bons aconselhadores e dar a bênção mesmo não sendo sacerdotes.
É um ministério excelente de origem apostólica: Atos 6,1-6; Filêmon 1,1; 1 Timóteo 3,8-13, adotado por várias denominações evangélicas, onde têm funções semelhantes ao do catolicismo.
Foram responsáveis pelas primeiras comunidades cristãs, e hoje colocam-se ao serviço da comunidade como bons servidores.
Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails