13 maio 2010

Jornada Sacerdotal


O evento, que teve lugar no Centro de Convenções Ulysses Guimaraes, contou com a presença do enviado especial do Santo Padre para o CEN

Aconteceu nesta manhã, a Jornada Sacerdotal do XVI Congresso Eucarístico Nacional, presidida por Dom Lorenzo Baldisseri, do Núncio Apostólico do Brasil.

O evento, que teve lugar no Centro de Convenções Ulysses Guimaraes, contou com a presença do Prefeito da Congregação para o Clero e enviado especial do Santo Padre para o CEN, o Cardeal D. Cláudio Hummes, assim como do Arcebispo de Brasília, D. João Braz, do Presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, D. Piero Marini, do Bispo de Ars (França) D. Guy-Marie Bagnard, e do Bispo des Cayes (Haití) D. Guire Poulard.

O rito iniciou com a procissão de entrada na qual o Cardeal Hummes carregou a relíquia do coração de São João-Maria Vianney, Patrono dos sacerdotes; seguido das celebrações do Ofício das Laudes.

Aproveitando a ocasião, o Núncio Apostólico convidou aos sacerdotes “para que se unam espiritualmente ao Sucessor de Pedro” e às suas intenções.

D. Baldisseri destacou que este tempo pascal deve “confirmar-nos na esperança e no amor cristão” e fortalecer nos sacerdotes a missão de serem “servidores da causa do Evangelho” para que a Eucaristia seja realmente Pão da Unidade dos missionários e discípulos de Jesus Cristo.

Aprofundando na liturgia e nos sacramentos, o Núncio Apostólico afirmou, ainda, que o sacerdote tem o dever de “ensinar a todos os fiéis a participar de tal modo na Liturgia para que, através dela, alcancem espírito de oração e experimentem as exigências da chamada universal à santidade com este ‘mergulho na vida divina’”, em referência ao batismo.

Marcos Sabater Muñoz

Seminarista do Seminário Redemptoris Mater

Fonte: cen2010



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails