14 maio 2010

Fiéis se emocionam em missa de abertura do XVI Congresso Eucarístico Nacional


A alegria de poder adorar Cristo Eucarístico e de poder participar do XVI CEN e a beleza da missa compensou todos os sacrifícios

A missa de abertura do XVI Congresso Eucarístico Nacional, celebrada nesta quinta-feira (13), levou 45 mil fieis de todo o país à Esplanada dos Ministérios em Brasília e movimentou durante todo o dia a capital. A rodoferroviária, aonde chegam os ônibus interestaduais, e o aeroporto ficaram lotados de fiéis que chegavam felizes, cantando e orando. O trânsito ficou pesado e as repartições públicas tiveram que fechar uma hora antes do normal. Quem participou da celebração teve que enfrentar engarrafamentos e chegar bem cedo da Esplanada.

Mas a alegria de poder adorar Cristo Eucarístico e de poder participar do XVI CEN e a beleza da missa presidida por Dom Cláudio Hummes, o legado do Papa Bento XVI, compensou todos os sacrifícios. Nos vastos canteiros da Esplanada, leigos, seminaristas, freiras, frades, crianças, jovens, adultos e idosos se espremiam, contentes, para participar do banquete Eucarístico.

Residente em Brasília, Irmã Lucineide, das Oblatas do Menino Jesus, disse que ela e as outras irmãs estavam entusiasmadas. “Acho que vai render muito para nosso espírito”, disse, sobre o Congresso.
Integrante de uma caravana de 60 peregrinos de Imperatriz (MA), Conceição Formiga, que já participou de outros seis congressos eucarísticos, disse que seu grupo está se preparando desde janeiro. “A gente vem com o coração preparado para que ele fique pleno dessa graça de estarmos juntos no grande altar do Senhor”.

Vindo de Salvador, Raimundo Veloso Leal, o Tico, coordenador da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, disse esperar que o XVI CEN ajude a construir uma Igreja cada vez mais comprometida com a construção do Reino de Deus. “A eucaristia nos renova, nos faz homens fortes”.

Jovem participante da Comunidade Católica Shalom em Brasília e voluntária na organização do Simpósio de Bioética do XVI CEN, Mariene está participando pela primeira vez de um Congresso Eucarístico. “A gente nunca viu a igreja reunida em tão grande louvor pela Eucaristia”.

O seminarista Everton, de Florianópolis, concorda: “A expectativa é no sentido de ver a Igreja toda reunida para celebrar seu maior mistério, que é a Sagrada Eucaristia”.

Dom Tereza Virgílio, vinda de Natal com mais nove pessoas, achou a missa maravilhosa. “Com certeza vamos voltar mais santificados”.

Dona Irene Vieira, moradora de Brasília e ministra da Eucaristia, chorou durante a missa. “Senti muito forte a presença de Deus. A nossa Igreja é uma rocha. Estou deslumbrada!”

Sentimentos semelhantes foram compartilhados por cada uma das dezenas de milhares de pessoas que participaram da celebração que abriu o Congresso Eucarístico Nacional de 2010. Todos com o coração aberto para Jesus Cristo e a alma em adoração.

Moisés Nazário e Maria Cristina Costa
Fonte: cen2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails