27 dezembro 2010

Existe um dia certo para desmontar a árvore de natal?


Um dos grandes símbolos do período natalino, a árvore de Natal simboliza, segundo a tradição da Igreja Católica, a vida. Mas, em meio a dias de expectativa para a chegada das festas de fim de ano, qual o dia adequado para montar a árvore?
Segundo a tradição, a árvore deve começar a ganhar a sua forma e seus enfeites a partir do dia 30 de novembro. É quando se inicia o tempo do Advento para a Igreja, que é o período de alegria e expectativa para o nascimento do Cristo.
Seria melhor que a árvore não fosse montada toda de uma vez exatamente por causa do advento: como ele é um tempo de preparação, os enfeites devem ir sendo acrescentados aos poucos. A preparação deve ser intensificada a partir de 17 de dezembro, pois é nesse dia que Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus.
Hora de desmontar
O Dia dos Reis, 6 de janeiro, marca a data certa para desmontar a árvore e o presépio. Foi nesse dia que os Três Reis Magos visitaram o Menino Jesus na Manjedoura e o presentearam com mirra, incenso e ouro.  É quando o salvador é apresentado para todo o mundo, portanto o tempo de Natal, de expectativa, termina nesse ponto.
Foto:Cristiano Novaes/AE 
Árvore de Natal no Parque do Ibirapuera/São Paulo
Fonte: Blog Carmadélio - comunidade Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails