03 dezembro 2010

Advento é isto: Ele veio, Ele vem, Ele virá

Advento é isto: ele veio, ele vem, ele virá. Veio na encarnação. Festejamos isto no Natal. Virá em sua Segunda vinda. Festejamos isto no advento. E vem. E esta não é uma novidade menor que a sua encarnação ou a sua volta gloriosa.

Jesus está entre nós realizando a obra do Pai. Uma vez Jesus disse aos discípulos: “Felizes os olhos que vêem o que vocês estão vendo”. E o que é que eles estavam vendo? Eles estavam sendo testemunhas da presença de Jesus e de sua ação salvadora. Viam-no e ouviam-no. Ele, o prometido de séculos, estava ali.

O aguardado das nações estava na sua frente, falando e agindo. Isaías tinha falado dele: o rebento de Jessé, nascido do tronco decepado do povo eleito. Malaquias tinha predito a sua ação como a do fogo do fundidor, purificando o seu povo dos seus pecados. Zacarias, pai de João Batista, falara dele como a luz do sol nascente que nos veio visitar. O rebento de Jessé, cheio do Espírito de Deus, estava ali marcando um novo começo para o povo sofredor.

O mensageiro de Malaquias, revelando a maldade do coração humano, estava ali restaurando os excluídos. A luz do sol nascente estava brilhando. “Felizes os olhos que vêem o que vocês estão vendo”. Nem todo mundo podia enxergá-lo. Viam, mas não o compreendiam. Ouviam-no, mas não o entendiam. Nem o aceitavam.

Numa bela oração, Jesus atribuiu ao Pai esta façanha: escondeu essas coisas aos sábios e inteligentes. E as revelou aos pobres e pequeninos. Sim, aqueles corações humildes podiam entendê-lo.

Os humilhados o reconheceram. Por isto a sua oração: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque revelastes estas coisas aos pequeninos. Sim, Pai, porque foi do teu agrado”. Os discípulos o reconheceram, porque eram gente de coração de pobre e mereciam a primeira bem-aventurança: “Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino de Deus”.

Jesus está presente em nossas vidas, em nossas história, construindo o Reino de Deus. Ele veio. Ele virá. E ele está agindo hoje, construindo o Reino de Deus. Foi isto que os pequeninos enxergaram: o Reino está acontecendo pela presença de Jesus. O pobre está tendo vez. O cego, o coxo, o paralítico estão recuperando a saúde. O oprimido, a liberdade. A vida está ganhando da morte. O perdão está superando o ódio.

O Reino de Deus está acontecendo. É Jesus quem o está comunicando. Ele comunica a vida de Deus. O Reino é a vida de Deus derramada lá onde impera a morte. O que é preciso agora é reconhecer e acolher Jesus presente fazendo o Reino. Mas, isto é antes de tudo obra do Pai: é ele quem dá a conhecer o filho. Ele veio. Ele virá. Este já está aqui, agora, construindo o Reino: “Felizes os olhos que vêem o que vocês estão vendo”. É isto que é o advento.

Fonte: Comunidade Católica Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails