19 fevereiro 2010

SANTA LUISA DE MARILAC: UMA IRMÃ DE CARIDADE

Nasceu em 15 de agosto de 1591. Embora tivesse uma vocação religiosa, em 1611 ela casou-se Antony Le Gras. Ficou viuva em 1625 e era uma estudante espiritual de São Vicente de Paulo.

Com São Vicente ela fundou as Filhas de Caridade em 1642, recebendo do Vaticano a aprovação em 1655. Foi a primeira Ordem Religiosa na qual as irmãs podiam sair à rua para trabalhar em hospitais e não eram obrigadas a fazer o voto perpétuo e ainda não eram obrigadas a usar o hábito quando serviam como enfermeiras.

Luiza era muito inteligente e diz a tradição que escreveu as regras da Ordem a pedido de São Vicente. Ela disse: Nosso lema é "Nosso convento é o quarto dos adoentados, nossa capela a igreja da paróquia e nosso claustro as ruas da cidade".

Mais tarde ela fundou a Ordem das Irmãs de Caridade. Ela foi um guia espiritual para vários grupos femininos e em pouco tempo havia 60 casas da Irmãs de Caridade espalhadas por toda a França.

A Sociedade de São Vicente de Paulo, que temos várias confrarias espalhadas por todo o Brasil, é inspiração dela e de São Vicente de Paulo. Sabemos que o fundador da SSVP foi o Beato Frederico Ozanan mas a inspiração veio dela e de São Vicente.

Ela dizia ainda: "Sejam diligentes em servir o pobre. Amem o pobre, honrem eles, meus caros filhos, como vocês honrariam a Jesus Cristo".

Ela faleceu em 15 março de 1660, em Paris de causas naturais. Foi beatificada em 1920 e canonizada em 1934 pelo Papa Pio XI .

É padroeira dos doentes, dos Vicentinos e das viúvas  e sua festa é celebrada em 15 de março.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails