06 fevereiro 2010

ROMARIA LEVA 700 PADRES AO SANTUÁRIO NACIONAL

CNBB

Mais de 700 padres participaram da Romaria dos Presbíteros, realizada hoje no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP. Dentre eles, está o Padre João Paulo, Pároco de Carnaúba dos Dantas. A missa foi presidida pelo arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha. Outros 22 bispos também participaram da celebração, entre eles, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer.

Em sua homilia, dom Geraldo retomou a Carta aos Presbíteros, escrita pelos bispos brasileiros durante a 42ª Assembleia da CNBB. O arcebispo destacou a "caridade pastoral" como "eixo integrador" da vida dos padres e o testemunho de pobreza dos padres "incansáveis e sobrecarregados no exercício do ministério".

Dom Geraldo lembrou, ainda, o espírito missionário que marca a vida dos padres do Brasil e confirmou a importância de suas organizações. "Suas organizações próprias, tais como a Pastoral Presbiteral, os Encontros Nacionais, as fraternidades presbiterais, as associações e comissões demonstram o desejo de uma vida profundamente marcada pela solidariedade entre vocês, que são mais autênticas quanto mais abertas e sensíveis à realidade de todos os irmãos presbíteros", disse o presidente, citando o documento da CNBB.

Em entrevista aos jornalistas, dom Geraldo ressaltou a importância da Romaria realizada durante o Encontro Nacional de Presbíteros, que acontece em Itaici, desde quarta-feira, 3, dentro do Ano Sacerdotal que fala da fidelidade do padre. "A palavra fidelidade ganha sentido mais forte no mundo de hoje em que tudo é efêmero”, disse. “Fidelidade (sacerdotal) é assumir um compromisso que abrange toda a existência", acrescentou.

Após a missa, o cardeal Odilo Pedro Scherer fez uma conferência para os padres, no subsolo da Basílica de Aparecida. Ele retomou o Documento de Aparecida para apresentar o que desafia os padres hoje.

Fonte: www.cancaonova.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails