13 fevereiro 2010

A "BOA " DIGITAL: COMO VOCÊ ESTÁ USANDO SUA "REDE" ?

PREPARE AS REDES, CONECTE-SE, NAVEGUE E BOA PESCARIA, POIS O MAR DIGITAL É GRANDE E ESTÁ CHEIO DE PEIXES SEDENTOS DA VERDADE
.
Em um mundo cada vez mais rápido e conectado em tempo real a tudo o que acontece, onde as redes sociais (FaceBook, Orkut, Twitter, YouTube, Flickr, Myspace, Secondlife…) tem realmente pescado uma multidão enorme de peixes de todos os tipos, tamanhos e idades, nos vemos diante de um desafio: “Como a ‘Barca de Pedro‘ pode continuar a pescaria em novos mares?”.

Apesar de ser uma novidade desafiadora, a resposta é a mesma dada por Jesus a Pedro após uma exaustiva noite de pesca sem nada apanhar no mar de Tiberíades:

“Disse-lhes ele (Jesus): Lançai a rede ao lado direito da barca e achareis. Lançaram-na, e já não podiam arrastá-la por causa da grande quantidade de peixes” (Jo 21,6).

É um misto de coisas antigas e novas, aí é que percebemos que a Palavra de Cristo é sempre atual e responde aos anseios do homem moderno; de modo especial aos novos trabalhadores da ‘Barca de Pedro’, operários desta grande companhia de pesca que é a Igreja.

A proposta que Cristo nos faz hoje é de lançarmos as redes. São outros mares é verdade, mas também são novas ‘redes’, e a ordem vem acompanhada de uma promessa: ‘Lançai e achareis’.


Precisamos navegar por este mar e levar a ‘Boa’ de Cristo que é sempre ‘Nova’; afinal ninguém entende mais de novidade do que a Igreja do Deus vivo que vem proclamando a ‘Boa’ há mais de 2 mil anos.

“Quem melhor do que um homem de Deus poderá desenvolver e pôr em prática, mediante as próprias competências no âmbito dos novos meios digitais, uma pastoral que torne Deus vivo e atual na realidade de hoje e apresente a sabedoria religiosa do passado como riqueza donde haurir para se viver dignamente o tempo presente e construir adequadamente o futuro?” (Mensagem do Papa Bento XVI para o 44º Dia Mundial das Comunicações – 2010)

Não se trata apenas de marcar presença nas ferramentas de relacionamento na internet, mas de levar a Boa Nova de Cristo a um ambiente que tende ao fechamento e isolamento; é incentivar os relacionamentos intensos, solidários, sinceros, colaborativos, que produzam frutos de vida nova no mundo real.

A evangelização dentro das redes sociais não vieram para atrapalhar ou tirar as pessoas de suas paróquias; ao contrário, elas contribuem e muito para levar a mensagem do Evangelho mais rápido e mais longe, tornando-se assim uma extensão de nossas comunidades.

“Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue?” (Rm 10,14).

Pecaremos por omissão se não fizermos um uso sábio destas ferramentas, pois precisamos lançar as redes em todos os lugares, pois a missão da Igreja é, e sempre será, comunicar a ‘Boa’ de Cristo. Assim como São Paulo, precisamos anunciar na linguagem dos povos a quem comunicamos, usar a cultura e o modo de viver deles:

“Percorrendo a cidade e considerando os monumentos do vosso culto, encontrei também um altar com esta inscrição: A um Deus desconhecido. O que adorais sem o conhecer, eu vo-lo anuncio!” (At. 17,23)

Os meios de comunicação modernos estão aí, a cada dia, trancando as pessoas no mar de seu egoísmo e solidão, enchendo os corações de pornografia e trevas, dividindo e destruindo famílias, incitando tantos ao erro e ao pecado como modo de vida. São comunidades inteiras na rede, com os mesmos desafios de outrora. Por isso a necessidade de uma ‘pastoral digital’, como foi o pedido do Papa Bento XVI.

E nós, o que estamos fazendo? Estamos fazendo das redes sociais da vida um lugar de ‘besteirol’, onde pouco a pouco nos deixamos envolver pela escuridão; ou estamos proclamando a ‘Boa’ do Evangelho? Estamos deixando resplandecer em nossas redes e comunidades a ‘face Cristo‘ ou usando da internet como um refúgio onde camuflamos o nosso ser de Deus e assumimos o que não somos? A internet não é uma ‘terra de ninguém‘, como muitos pensam, mas é uma terra de quem sabe comunicar o que é, e de quem é.

Mas não quero motivar você a não usar a rede digital, pois não foi esta a ordem de Cristo, a ordem d’Ele foi lançar as redes do outro lado da barca. Resultado: foram 153 espécies de peixes, ou seja, todas as espécies de peixes daquele mar!

Então, prepare as redes, conecte-se, navegue e boa pescaria, pois o mar digital é grande e está cheio de peixes sedentos da verdade. Precisamos comunicar o Evangelho a todos usando redes eficazes e fortes.

Fonte: http://www.blog.cancaonova.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails