05 fevereiro 2010

IGREJA CONCLAMA A TODOS PARA ” EVANGELIZAÇÃO NO ESPAÇO CIBERNÉTICO”.

É possível encontrar Deus, sua Palavra, nas trilhas do espaço cibernético ?” A esta pergunta, o porta-voz vaticano reponde: “certamente que sim, mas depende também de nós”.

O padre Federico Lombardi, SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, analisou no último editorial de “Octava Dies”, semanário do Centro Televisivo Vaticano, as condições de possibilidade da evangelização nas novas redes digitais, apresentando “a comunicação como missão”.

Sua análise baseia-se na mensagem que Bento XVI enviou com motivo do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2010. Neste texto, o Papa constata: “também no mundo digital deve ficar patente que a amorosa atenção de Deus em Cristo por nós não é algo do passado nem uma teoria erudita, mas uma realidade absolutamente concreta e atual”.

A mensagem do Papa, segundo Lombardi, “é clara e alentadora”. “O crente que se aventura com entusiasmo e com valor no mundo das comunicações sociais, sempre em ebulição de novidades tecnológicas surpreendentes, do Ipod ao Iphone ou ao Ipad, deve saber bem qual é o fim que o guia, para não ser capturado pelo fascínio pelos media e perder assim seu caminho”.

“O fim – esclarece – é o encontro com Deus, o sentido último das relações de diálogo, amizade e intercâmbio que a rede faz possível hoje”.

“Os acessos que se oferecem nos caminhos do espaço cibernético são inumeráveis, desde a superficialidade à falsidade, passando pela perversão, mas existem também muitos viajantes em busca da amizade, da verdade e do bem”.

O porta-voz vaticano recorre à imagem utilizada por Bento XVI, que em várias ocasiões pediu à Igreja que volte a criar um “pátio dos gentios”, como o que existia no templo de Jerusalém, aberto também àqueles para quem Deus ainda é desconhecido, mas que cultivam o desejo de absoluto e de verdades não caducas.

“Adentremo-nos com entusiasmo e criatividade, valor e prudência, no enorme continente digital, para descobrir e saber indicar também aqui os sinais da presença de Deus, de seu amor por todos”, exorta o padre Lombardi.

Zenit


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails