05 dezembro 2009

EM 2009 CASAIS COMEMORAM 30 ANOS DA EXPERIÊNCIA DO ENCONTRO COM CRISTO


Os trinta anos de implantação do Encontro de Casais com Cristo - ECC, na Arquidiocese de Natal, foram comemorados dia 15 de novembro, com um encontro, no Complexo Educacional Henrique Castriciano, em Natal.
O evento aconteceu das 8 às 18 horas, sendo encerrado com uma carreata, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, partindo do Complexo Educacional para a Catedral Metropolitana. Participava do encontro, casais que já fizeram o ECC. Nestas três décadas do ECC na Arquidiocese, mais de 15 mil casais fizeram a experiência do Encontro com Cristo, na primeira etapa. Desse total, cerca de 70% se mantém engajado em alguma pastoral ou atividade da igreja. É motivo de sobra pra comemorar! São 30 anos desse meio forte da evangelização de famílias na nossa arquidiocese!
O QUE É ECC - "Trata-se de um serviço, organizado, estruturado, que é prestado à Igreja, principalmente através das paróquias", explica o Pe. Valdir. Ele acrescenta que o ECC trabalha com três etapas. "A primeira, é o chamado feito ao casal para fazer a experiência com Cristo; na segunda, o casal é convidado a conhecer a Igreja, através do estudo dos documentos, da doutrina e da hierarquia; e na terceira, o casal assume a dimensão da Doutrina Social da Igreja que, seguindo ensinamento de Jesus, esta atenda às necessidades dos pobres", diz.
Ao longo dos 30 anos de existência na Arquidiocese, o ECC cresceu e exigiu a necessidade de uma reestruturação, o que é previsto pelo Documento Nacional que orienta o serviço.

HISTÓRIA  - O primeiro Encontro de Casais com Cristo da Arquidiocese de Natal foi realizado em 1979, no colégio Marista de Natal, através da Paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha. "Neste encontro, havia, também, três casais da Diocese de Caicó e três da de Mossoró, além de um Padre de cada uma: Pe. Raimundo Sérvulo, por Caicó, e Pe. Francisco Canindé, por Mossoró". A implantação do ECC no Rio Grande do Norte teve as bases preparadas em 1977. Naquele ano, o então Pe. Francisco Canindé Palhano, o Bispo Auxiliar, Dom Antônio Soares Costa, e três casais da Arquidiocese de Natal foram a Recife-PE, participar de um Encontro de Casais com Cristo para vivenciar a experiência e trazê-la para o Estado. Junto com eles, forma, também, três casais de Natal: Aldo Medeiros e Ana; Roberto Lima e Maria do Socorro; e Joaquim Elói e Lúcia. Depois, nos anos seguintes, mais casais foram participar de outros encontros, em Recife, até formar a equipe mínima que, em 1979, realizou o primeiro ECC, em Natal. A partir daí, a experiência foi levada às dioceses de Caicó e Mossoró, onde também perseveram, até hoje.

Fonte: Jornal "A ORDEM" da Arquidiocese de Natal e http://blog.cancaonova.com/natal 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails