19 março 2011

São José e João Paulo II protagonistas no retiro do Papa


VATICANO, 19 Mar. 11 / 02:12 pm (ACI)

Os exercícios espirituais da cúria vaticana, nos quais participou o Papa Bento XVI e cujas meditações foram sobre João Paulo II e a teologia dos santos, chegaram ao fim neste 19 de março, quando toda a Igreja celebra a festa de São José, o Santo Custódio do Redentor.

Esta manhã na capela Redemptoris Mater no Palácio Apostólico Vaticano, o Santo Padre agradeceu ao Pe. François-Marie Léthel, carmelita descalço que se encarregou das reflexões do retiro que teve como tema "A luz de Cristo no coração da Igreja: João Paulo II e a teologia dos santos".

Bento XVI disse que o sacerdote "mostrou os santos como 'estrelas' no firmamento da história e, com seu entusiasmo e sua glória, inseriu-nos no percurso destes santos e mostrou os santos 'pequenos' como os 'grandes'".

"Mostrou-nos que a scientia fidei (ciência da fé) e a scientia amoris (ciência do amor) vão juntas e se complementam, que a razão grande e o grande amor vão juntos, para que assim o grande amor veja mais que a razão sozinha".

O Papa assinalou logo que "a Providência quis que estes exercícios concluíssem com a festa de São José, meu Patrono pessoal e Patrono da Santa Igreja: um humilde santo, um humilde trabalhador que foi feito digno de ser Custódio do Redentor".

"São Mateus caracteriza São José com uma palavra: 'era um justo', 'dikaios', que vem do (grego) 'dike'. Na perspectiva do Antigo Testamento, como a encontramos, por exemplo, no salmo 1, 'justo', é o homem que está imerso na Palavra de Deus, que vive na Palavra de Deus, que vive a Lei não como 'jugo' mas como 'alegria', vive, podemos dizer, a Lei como 'Evangelho'".

O Santo Padre explicou também que "São José era justo, estava imerso na Palavra de Deus, escrita, transmitida na sabedoria de seu povo, e por isso estava preparado e foi chamado a proteger este Verbo encarnado que foi sua missão para sempre: custodiar a Santa Igreja e Nosso Senhor".

Finalmente disse que "confiamo-nos neste momento à sua custódia, rezamos para que nos ajude em nosso humilde serviço. Avancemos com coragem, sob este amparo. Estamos agradecidos pelos santos humildes, rezamos para que o Senhor nos faça também humildes em nosso serviço e assim santos na companhia dos santos".

Fonte: acidigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails