14 março 2011

Igreja Católica realiza em Caicó o V Retiro Missionário Diocesano, abrindo oficialmente o ano da missão e a campanha da fraternidade na diocese


Neste domingo, 13 de março em Caicó,  foi realizado o V Retiro Missionário Diocesano com o tema: Ide e anunciai o Evangelho! (Mc 16,015),  abrindo oficialmente o Ano da Missão e a Campanha da Fraternidade na Diocese, onde o mesmo contou com a participação dos 5 zonais com 578 missionários de todas as paróquias da diocese, padres, diáconos, seminaristas e a presença do bispo diocesano  Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. 

Com um acolhimento voltado a quaresma e a campanha da fraternidade, missionários vivenciaram um momento de oração e foram convidados a renovar a comunhão com Cristo e animados pela fé, caminhar para Páscoa, contemplando a bondade de Deus que nos deu este mundo tão bonito e que não zelamos por ele.

Logo em seguida, Irmã Ana Maria, da Congregação de Belém, de Natal em comunhão com o Ministério de Música da Renovação Carismática, deram início a programação do dia com muita música e dinamismo em uma manhã muito agradável. Irmã Ana Maria falou da semente plantada no batismo, pois é a partir do batismo que nos tornamos missionários e prontos para pregar a palavra de Deus a todas as criaturas, destacando a importância de sermos missionários dedicados, pois não podemos ser mais ou menos, tem que ser por amor. Falou também de sua vocação, do chamado à vida religiosa e da importância de não ter medo de ir até as famílias, expandir e compartilhar à palavra a todos.

O Diácono Edimar de Natal falou da importância da palavra em nossa vida, pois devemos ler, meditar e contemplar, pois é na palavra que encontramos Jesus Cristo. Somos todos convidados como missionários a levar a palavra a todos os cantos do mundo. Destacou a importância de sabermos refletir sobre ser missionário em um mundo dinâmico e de mudanças, sem mudar sua cabeça e nem sua essência de missionário comprometido com a missão, pois Deus nos chama à santidade.

Devemos ser missionários em busca de amor, ser conhecedor da palavra, partilhar e refletir sobre sua missão num encontro pessoal com Jesus Cristo. Podemos seguir o grande exemplo de Maria, modelo de Catequista e Missionário e entender que o mundo não nos oferece nada que nos faça crescer, só Jesus Cristo é capaz de nos oferecer esse crescimento. A dificuldade de ser missionário começa em sua própria casa, na comunidade e até mesmo na própria igreja e que precisamos no transformar em ação nossos conhecimentos, abrindo mais nossos corações em favor do próximo e encontrar em Deus nosso maior tesouro.

É visível a dificuldade de sermos missionários em um mundo de consumismo e materialismo. Devemos escolher Jesus não apenas na igreja, e sim, na nossa vida e ser testemunho como missionários, pois somos poucos, mas devemos ser poucos com qualidade.

O Diácono Edimar também destacou a importância da juventude com seu rigor e força de missionários neste ano de missão e que devemos acreditar que o Senhor nos ajuda, ele sabe das nossas forças e conhece nossos medos e nossas fraquezas, pois devemos ter coragem e acreditar na palavra. O mesmo finalizou convidando todos a fazer uma conversão na sua vida, na comunidade, aproveitando o momento da Quaresma, um momento de renovação.

Foi apresentado o COMIDI (Comissão Missionária Diocesana), onde equipes dos zonais se fizeram presente dando seus testemunhos missionários, dentre outros, destacando a importância das Santas Missões populares e enfatizando a importância de ser criado em todas as paróquias os COMIPAS (Comissão Missionária Pastoral), que tem a finalidade de articular a missão na paróquia com encontros, dinâmicas e inovações para dinamizar as tarefas junto aos missionários e à comunidade. O COMIDI também mostrou seu plano de ação para o ano de 2011, como: implantar o COMIPA em todas as paróquias, formar os missionários e realizar retiro dos COMIPAS em outubro na cidade de Currais novos.

Dando sequência a programação, Pe. Neto falou um pouco sobre a Campanha da Fraternidade, que tem como tema: Fraternidade e a vida no planeta e lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22). Destacou o aquecimento global, suas conseqüências ambientais, a busca por novas fontes de energia, respeitando a mãe natureza e buscando sempre a sustentabilidade do planeta e resgatando a gratuidade da vida optando por coisas novas.

Na ocasião, tivemos a presença da infância missionária como parte dessa missão, onde o coordenador diocesano falou um pouco sobre sua origem e destacou a importância de reunir crianças para a missão e que precisamos plantar semente nas crianças, pois criança ajuda e evangeliza criança.

No encerramento do retiro foi realizada a santa missa presidida por Dom Delson, onde o mesmo demonstrando satisfação e alegria, falou mais sobre a campanha da fraternidade e agradeceu a presença de todos os missionários, como também à colaboração de todo o clero, das pastorais e movimentos da igreja para a realização de mais um retiro diocesano.

Ser missionário... é levar Jesus ao necessitado e colaborar com o Mestre no que for preciso para tornar o mundo melhor...
Ver mais fotos abaixo:

  






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails