08 março 2011

Nesta quarta-feira (9), tem início a Quaresma

Roma (ZENIT.org) - Na Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma, Bento XVI presidirá à Estação quaresmal na basílica romana de Santa Sabina, no Aventino.

Esta antiga basílica, construída no século V onde, segundo a tradição, vivia essa santa romana, foi entregue pelo Papa Honório III a São Domingos de Guzmão, como sede da ordem dominicana em Roma.
A celebração, segundo informa o Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, começa às 16h30, na igreja de Santo Anselmo, onde haverá um momento de oração. Em seguida, acontece a procissão penitencial até a basílica de Santa Sabina.Na procissão, tomarão parte os cardeais, arcebispos, monges beneditinos de Santo Anselmo, os dominicanos de Santa Sabina e alguns fiéis.Ao final da procissão, na basílica, será celebrada a Eucaristia, com o rito de bênção e imposição das cinzas.
O costume de celebrar na Quaresma a Missa “estacional” remonta aos séculos VII-VIII, quando o Papa celebrava a Eucaristia assistido por todos os sacerdotes das igrejas de Roma, em uma das 43 basílicas estacionais da cidade.Após uma oração inicial, havia a procissão de uma igreja para outra, enquanto se cantavam as ladainhas dos santos.
Concluía-se com a celebração da Eucaristia.Ao final da Missa, os sacerdotes tomavam o pão eucarístico (fermentum) e o levavam aos fiéis que não tinham podido participar, para indicar a comunhão e a unidade entre todos os membros da Igreja.
A imposição das cinzas era um rito reservado inicialmente aos penitentes públicos, que pediam para ser reconciliados durante a Quaresma. Contudo, por humildade e reconhecendo-se necessitados de reconciliação, o Papa, o clero e depois todos os fiéis quiseram, com o passar do tempo, também receber as cinzas.A Estação quaresmal indica a dimensão peregrinante do povo de Deus, que, em preparação da Semana Santa, intensifica o deserto quaresmal e experimenta a distância da Jerusalém para a qual se dirigirá o Domingo de Ramos, para que o Senhor possa contemplar – na Páscoa – sua missão terrena e realizar o desígnio do Pai.
Fonte: Zenit

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails