01 abril 2010

MISSA DO LAVA PÉS EM JARDIM DO SERIDÓ

QUINTA-FEIRA SANTA INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL


Com a Missa vespertina da Ceia do Senhor tem início o Solene Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as vésperas do Domingo da Ressurreição. A celebração da Santa Ceia nos recorda o dia santo em que Jesus predisse a sua Paixão e Morte e despediu-se dos seus apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus instituiu a Sagrada Eucaristia e o Sacerdócio da Nova Aliança. 

Na liturgia católica, o termo lava-pés designa o gesto que se pratica na Quinta-Feira Santa em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, clérigos ou seculares, à imitação e em celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia.

    

Muito além da liturgia católica, o lava pés foi o evento que marcou a insistência do Senhor Jesus em um dos assuntos mais importantes do seu ministério: O papel dos cristãos e da igreja. O serviço. A humildade. O colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo.


Terminada a oração depois da comunhão tem início a TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO, onde presidente  da celebração incensa o Santíssimo e inicia a procissão até o altar da reposição. Quando a procissão chega ao local de reposição, o presidente da celebração incensa o Santíssimo e conforme costume, a assembléia é convidada a fazer um momento de adoração.

Durante a celebração tivemos a COLETA DE ALIMENTOS, ROUPAS E CALÇADOS destinados aos mais necessidados, repassados as Conferências Vicentinas de nossa cidade para efetuarem a distribuição.  

Nesta sexta-feira (02) os fiéis católicos estão todos convidados a um momento de adoração ao Santíssimo.

HORÁRIO DE ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

07:00 horas - Conselho, Conferências Vicentinas e famílias assistidas;
08:00 horas - Apostolado da Oração;
09:00 horas - Pia União de Santa Teresinha;
10:00 horas - Crianças da Catequese da Primeira Eucaristia;
11:00 horas - Movimento das Capelinhas e EVP;
12:00 horas - Setores Missionários;
13:00 horas - Adoração Individual;
14:00 horas - Coroinhas.

Em seguida às 15:00 horas, convidamos a todos  a celebrar a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição e em seguida, procissão com as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores, encerrando-se com o Sermão da Crus e início do Grande Silêncio.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails