19 abril 2010

19 DE ABRIL É DIA DE SANTO EXPEDITO


Antes de ser santo, ele era militar chefe da 12ª Legião Romana e segundo sua história pelos católicos, um dia ele foi tocado pela graça de Deus e resolveu mudar sua vida. Contudo, o espírito do mal apareceu para ele em forma de corvo e lhe segredou: “Cras, Cras, Cras”, palavra latina que quer dizer amanhã, isto é, Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie a sua conversão! Santo Expedito, pisoteando o corvo gritou: “Hodie”, que quer dizer hoje: “Nada de protelações é para já”!

Por conta desta história que o Santo Expedito é sempre invocado nos casos que exigem solução imediata, nos negócios urgentes e que qualquer demora poderia causar grande prejuízo. A proposta de Santo Expedito é não adiar para amanhã.

Assim também ocorreu com Santo Expedito, depois de ser flagelado até derramar sangue, teve a cabeça decepada. Era o dia 13, das calendas de Maio, isto é, 19 de Abril de 303. Assim afirmam os martinólogos da época.

Todos os historiadores estão de acordo na fixação da época e local em que Santo Expedito morreu pela fé. Mas tal não acontece quando se trata de seu nome e da significação que convém dar-lhe.

Aliás pode-se indagar se trata-se de um nome propriamente dito ou de um apelido ligado, seja à sua pessoa, ou mesmo a toda a legião de que era o chefe.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails