17 abril 2010

O TERÇO DOS HOMENS EM JARDIM DO SERIDÓ

O Terço dos Homens em Jardim do Seridó-RN


O Terço Mariano vem sendo rezado pelos homens na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó-RN. A oração mariana com os homens tem como denominação “Terço dos Homens”, movimento mariano masculino rezado em várias paróquias e diversas dioceses.

O Terço dos Homens vinham sendo realizados toda terça-feira, às 19h, na Capela de São José Operário no bairro Bela Vista. Na Assembléia Paroquial 2010, o Pároco da Paróquia, Padre Amaurilo José da Silva, expressou o desejo de implantar o Terço dos Homens na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a qual foi feita a implantação no dia 19 de Março deste ano, dia de São José. “O Terço dos Homens foi implantado na sexta-feira, por motivo do dia de São José” explicou Padre Amaurilo. A implantação do terço na Matriz teve a participação, animação e orientação de alguns homens da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Cruzeta, que se disponibilizaram a implantarem em Jardim do Seridó, o que Padre Amaurilo tinha implantado em 2005 enquanto Pároco de Cruzeta.

Logo depois de implantado, o Terço dos Homens ficou sendo rezado às 19h, na quarta-feira, dia que a Igreja Católica dedicou a São José. Cada quarta-feira vai aumentando o número de participantes, mas sempre com um pensamento da necessidade de ter mais homens. Sempre animado por um grupo de canto formado, sendo rezado e dirigido pelos homens da comunidade ali presentes, contando também com o auxílio de Padre Amaurilo. O Pároco explicou o sentido de ser Terço dos Homens, mostrando a necessidade masculina em nossas igrejas, por este motivo, os homens são os participantes deste terço.

A história do Terço dos Homens tem suas origens em 1821, mas foi criado pelo Frei Peregrino, no ano de 1936, quando já havia uma comunidade que tinha como sua padroeira Nossa Senhora da Conceição, sua capela e sua fé. E daí em diante foi crescendo em muitas comunidades, paróquias em diversas dioceses e arquidioceses. Temos como exemplo de grande número, a cidade de Santa Cruz

“Cada homem que participa do Terço dos Homens sabe, por experiência, que essa prática representa um bem para si mesmo, para sua família e para a comunidade cristã. Cada homem dá um exemplo de oração a outros homens, cada um se torna um missionário junto a muitos amigos e companheiros que estão distantes de Deus e da Igreja Católica.”

Por Matheus Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails