18 junho 2011

Formação: Filhos não são problemas!



“Os filhos são o dom mais excelente do Matrimônio e constituem um beneficio máximo para os próprios pais.” Catecismo da Igreja Católica.

Carreira, estabilidade financeira, um grande amor… São tantos projetos que o ser humano faz durante a vida. Vivemos em uma sociedade que têm proclamado: “a minha realização pessoal está acima de tudo!”. Em meio a tantos projetos e a realização pessoal ambicionada por cada um: Como está o coração do homem e da mulher, esposo e esposa, perante o projeto para dar continuidade à humanidade: a procriação dos filhos de Deus?
Muitas pessoas são chamadas ao matrimônio e o concretizam. Mas quando chega o momento em que o casal deveria vibrar em gerar uma vida, existe um bloqueio e as argumentações são várias: adaptar, estabilizar, poupar, para depois pensar no filho como um projeto de Deus.
De um lado os filhos são problemas do outro são o dom mais excelente do matrimônio. De que lado você está? É hora de refletir: São os filhos os problemas ou existem outros a serem analisados?
Os pais devem se preocupar em dar alimentação, vestuário, moradia, educação e saúde, que são necessidades básicas do ser humano. Mas isto não pode se tornar um obstáculo para que o dom mais excelente aconteça: a vida. Planejar sim, bloquear não! O mundo é imprevisível, podemos dormir empregados e acordar sem emprego. Por isto não é possível colocar a realização da vocação de ser pai e mãe somente na dependência de recursos humanos. É preciso fazer a dobradinha: previsão humana e providência divina. Sabendo que faremos tudo como se dependesse apenas de nós, mas conscientes de que no fundo tudo depende de Deus! Os filhos não são problemas, não são despesas, não são pesados. Os filhos são bênçãos e valem à pena! Independente da maneira, filhos biológicos ou através da adoção, filhos do coração. A presença dos filhos no lar é mais valiosa que qualquer conquista mat erial. Os filhos estabelecem o ponto culminante do casal, pois “são fruto do ato especifico do amor conjugal de seus pais e não podem ser considerados como objeto de propriedade” (CIC 2378).
E aí? É tempo de refletir, ter filhos ou não?
Nós, com a graça de Deus, já fizemos a nossa escolha: Rebeca, Davi e Sofia estão valendo à pena. Aproveitamos para agradecer a Deus por nossos pais, que também fizeram a opção deles sem a qual nós não estaríamos aqui escrevendo essa mensagem de esperança que o próprio Papa João Paulo II nos deixou: o futuro da humanidade passa pela família!
Nós acreditamos na família. Tem Jeito!
Cleto e Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails