02 junho 2011

Dia Mundial das Comunicações mobiliza as dioceses do Brasil


Jornalistas, radialistas, comunicadores vão se juntar a comunidade da Ascensão do Senhor, no Centro Administrativo da Bahia para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais, na arquidiocese de Salvador (BA). A programação começa com uma missa presidida pelo padre Manoel Filho, coordenador arquidiocesano de comunicação. Na sequência haverá um café da manhã.
Em outras comunidades da arquidiocese, o dia das comunicações também será celebrado. Na paróquia Nossa Senhora da Luz, no bairro da Pituba, haverá um Encontro de Comunicação reunindo paroquianos e fieis de comunidades. À tarde do dia 4 será um momento para os membros das pastorais e movimentos refletirem a carta do papa para os comunicadores e participarem de oficinas de comunicação. Os participantes poderão escolher entre quatro opções de temas: fotografia, redes sociais, texto jornalístico e novas regras ortográficas. O evento é coordenado pela Pastoral de Comunicação paroquial e todos os agentes de comunicação estarão envolvidos na atividade.
Já na Paróquia São Gonçalo do Retiro, a maior da arquidiocese de Salvador, no dia 5, os agentes de comunicação farão celebrações nas comunidades. As missas usarão elementos da comunicação e serão ocasiões para louvar as conquistas da Pascom na arquidiocese. A realidade local de cada grupo é que definirá os horários das missas.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais sempre é celebrado na festa da Ascensão do Senhor, quando a Igreja lembra a missão deixada por Jesus para os cristãos: “Ide pelo mundo e evangelizai”. Anualmente, para esta ocasião, o papa escreve uma carta refletindo o valor e os desdobramentos da comunicação no mundo contemporâneo e na Igreja. Para 2011, o tema proposto pelo papa foi “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”.
Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda
A diocese de Barra do Piraí Volta Redonda celebra o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com missa presidida pelo bispo diocesano, dom João Maria Messi, na igreja Matriz de São Benedito, em Barra do Piraí (RJ), sob animação da Pastoral da Comunicação Diocesana e Pastoral Litúrgica Diocesana (PASCOM), que elaboraram Roteiro Inculturado específico da realidade da comunicação na diocese, enviado para todas as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da diocese, a fim de celebrar em comunhão com a Solenidade da Ascensão do Senhor.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails