03 junho 2010

Papa preside solenidade de Corpus Christi no Vaticano

O Papa Bento XVI presidiu nesta quinta-feira, 3, a celebração da Missa da solenidade de "Corpus Christi", na Basílica de São João de Latrão, em Roma. Uma celebração bastante esperada já que em Roma, ela tem uma particularidade: Em todo o pais, só o Papa celebra a solenidade na quinta-feira. As demais dioceses da Italia celebram o Corpus Christi no domingo.

Na homilia, o Santo Padre propôs aos fiéis uma meditação sobre a relação existente entre a Eucaristia e o Sacerdócio de Cristo. O Papa salientou que, na Última Ceia, Jesus transforma o pão e o vinho no seu próprio Corpo e Sangue, para que os discípulos possam nutrir-se d’Ele e viver em comunhão íntima e real com Ele.

O Pontífice ressaltou que, na Santa Ceia, Jesus agiu movido pelo Espírito Santo, com o qual se ofereceu depois na cruz. "É o amor divino que transforma: o amor com o qual Jesus aceita, antecipadamente, dar-se inteiramente por nós. Este amor nada mais é senão o Espírito Santo, o Espírito do Pai e do Filho, que consagra o pão e o vinho e muda a sua substância no Corpo e no Sangue do Senhor, tornando presente no Sacramento o próprio Sacrifício que se realiza depois de maneira cruenta na Cruz".

"Cristo foi o sacerdote verdadeiro e eficaz porque estava cheio da força do Espírito Santo, cheio da plenitude do amor de Deus e isto precisamente na noite em que foi traído, na hora das trevas", disse o Papa, e destacou que "o poder divino do sacerdócio de Cristo transforma a extrema violência e a extrema injustiça em um ato supremo de amor e de justiça".

E concluiu afirmando que "este é o trabalho do sacerdócio de Cristo, que a Igreja herdou e perpetua na história, na dupla forma do sacerdócio: a comum aos batizados e pelos ministros ordenados, para transformar o mundo com o amor de Deus".

Por causa da chuva, a procissão eucarística teve que ser suspensa e a adoração a Eucaristia foi realizada no interior da Basílica.

Da redação, Rádio o Vaticano
 
Fonte; canção nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails