12 junho 2010

25ª SEMANA DO MIGRANTE: "Por uma Economia a Serviço da Vida"


De 13 a 20 de junho, Dia Nacional do Migrante, será celebrada a Semana do Migrante, já em sua vigésima quinta realização. A Semana é coordenada pelo Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), ligado a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB). 2010 é o Ano Jubilar dos 25 anos do Serviço Pastoral dos Migrantes e da Semana do Migrante. Atualmente o responsável é Dom Demétrio Valentim, Bispo Diocesano de Jales em São Paulo.

No Brasil atuam, junto aos Migrantes, as Congregações dos Padres e das irmãs de São Borromeu, Scalabrinianos, e Scalabrinianas fundadas pelo Beato Dom João Batista Scalabrini e também a Sociedade de Cristo para os Emigrantes, fundada pelo Servo de Deus Cardeal Augusto Hlond, além de outros Religiosos, Religiosas e Leigos.

Na Região Nordeste a migração é o êxodo rural, a vinda forçada por vários motivos, de gente da Zona Rural para as Cidades do interior para as capitais ou cidades maiores, formando favelas e cortiços. A ida de gente do Nordeste para o sul ou outras regiões do país em busca de trabalho e até para outros Países são os migrantes.

A maioria dessas pessoas  ficam marginalizadas não participam de nada, não comparecem nem a igreja. Em nossas cidades ficam sempre nas periferias só saindo se houver necessidade, ficam na margem de tudo. Deixaram sua terra onde nasceram e cresceram onde eram conhecidadas, tinham um nome, eram gente, para viverem marginalizadas em terras estranhas, caindo muitas vezes nas drogas, na prostituição, na bebida e no crime.

Saibamos receber bem os que chegam de outras localidades a nossas cidades procurando dar-lhes acolhida, encaminhando-os a Igreja, ajudando-os a começarem uma nova vida com dignidade. Jesus disse nas bem aventuranças: " "Eu era peregrino e você me escolheu" (Evangelho de Mateus capítulo 25, versículo 35)

Endereço do Serviço de Pastoral dos Migrantes: http://www.spmigrante.worldpress.com/.

Por Sebastião Arnóbio de Morais
Pesquisador da História do Seridó e Articulador da PASCOM do Zonal 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails