15 março 2010

IMPLANTAÇÃO DO TERÇO DOS HOMENS NA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Acontecerá nesta sexta-feira (19), na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a implantação do Terço dos Homens em nossa paróquia. Convidamos todos os homens a participarem da reza do Terço que seguirá acontecendo nas quartas-feiras às 19:00 horas na Igreja Matriz. Na ocasião, teremos a presença de uma caravana de Cruzeta com homens representando o Terço dos Homens daquela cidade.

Cada homem que participa do Terço dos Homens sabe, por experiência, que essa prática representa um bem para si mesmo, para sua família e para a comunidade cristã. Cada homem dá um exemplo de oração a outros homens, cada um se torna um missionário junto a muitos amigos e companheiros que estão distantes de Deus e da Igreja Católica.

A ORIGEM DO TERÇO DOS HOMENS

No ano de 1821, oriundos da Fazenda Sítios Novos (hoje município de Canhoba), dois caçadores em seus desbravamentos, chegaram a descobrir uma lagoa nas proximidades da Pedra da Paciência (nome dado pelos próprios por se tratar de uma beleza). A então região ficou por eles denomina “Lagoa das Panelas”, em razão de terem encontrado no local inúmeras quantidades de panelas de origem indígena.

Os dois desbravadores por nome de José Ferreira de Góis e Antônio José dos Santos, por serem freqüentadores da feira pública de Propriá, espalharam a noticia da localização da Lagoa das Panelas, chegando então aos ouvidos do comerciante de açúcar Manoel Quincas Palatem, Senhor de engenho no povoado Cutia, no município de Capela, o qual colocou os devidos dados sobre a exata localização, tendo como ponto de orientação a Serra da Melancia e como ponto exato a Pedra da Paciência, onde no local foi erguida uma bandeira para melhor exatidão.

O comerciante e senhor de engenho Manoel Quincas Palatem, traçando um percurso cansativo, saindo da Cutia acompanhado de escravos e zabumbas, que serviam para espantar as onças que havia na região passando pela Taquera, Segredo, Saco de Areia, Moita Redonda, Braúna Torta, Queimadinha, Guedes e Travessia (município de Aquidabã), Mata Grande, Baixo do Mamoeiro e Pedra da Formosa, rumo a Lagoa das Panelas, também acompanhado da família, Manoel Quincas Palatem fixou-se no local construindo seu sobrado no alto da atual rua Boa Vista, denominando de Panelas o lugarejo já em 1884, onde teria um cruzeiro construído na Fazenda Bela Vista de Propriedade de João Correa Palatem, onde foi celebrada a primeira missa pelo padre Francisco Gonçalves de Lima. Em 1886 tornava-se concluída a pequena capela do lugarejo, que a 8 de setembro de 1897 o padre Francisco de Lima, introduziu a imagem de Nossa Sra. da Conceição padroeira do lugarejo, que, em seguida, ficou denominado, não mais de Lagoa das Panelas, mas de N. Sra. da Providência, denominação dada em virtude do constante crescimento do lugarejo pela Divina Providência. Já em 7 de janeiro de 1891 foi realizada a primeira feira, tendo dentre seus vários moradores a alferes Pedro Vieira de Menezes, precursor político, oriundo do município Jacaré dos Homens (Alagoas).

Em decorrência do avanço que o lugarejo obtinha, surgiram moradores de diversos pontos, tendo como sua economia de destaque o cultivo do algodão, transformando-se em um dos maiores produtores do estado, com usinas de beneficiamento.

Em 1936, foi criado o Terço dos Homens pelo Frei Peregrino, quando já havia uma comunidade que tinha como sua padroeira Nossa Senhora da Conceição, sua capela e sua fé.

Em 1938, foi criado o Distrito de Paz. Já em 1944 foi elevado a vila, ocasião em que o poeta sergipano Simeão Sobral denominou-a então vila por nome de Itabi, em razão das duas Pedras que em Tupi-Guarani, tem o significado de Ita- Pedra e Bi-Duas.

Já na conjunção política destacava-se Francisco Vieira de Menezes, filho de Pedro Vieira de Menezes. Enquanto o vilarejo era descrito os principais nos principais meios de comunicação, como o Correio Brasileiro, por ser a primeira localidade no território nacional a queimar uma Urna eleitoral, numa campanha tumultuada, onde os candidatos Arnaldo Garcez e Leandro Marciel decidiram o governo do estão vilarejo de Itabi. Por conseqüência o governador eleito Arnaldo Garcez, em reconhecimento elevou o vilarejo a município no dia 25 de novembro de 1953, pelo Decreto-Lei Estadual n° 525-A. criando também o povoado Boa Hora (palavra de Arnaldo Garcez, “Foi o meu presente a Itabi”).

Em 1954 foi realizada a primeira eleição municipal, tendo como o primeiro prefeito Francisco Vieira de Menezes (mandato de 1955 a 1960).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails