24 março 2010

FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE NORTEIAM O VII ENCONTRO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO DA SSVP

‘Comunicar para o mundo, essência de ser vicentino’. Com o objetivo de transpor esta teoria à prática, o Departamento Nacional de Comunicação do CNB preocupou-se em garantir formação de qualidade aos aproximados 50 participantes do VII Encontro Nacional de Comunicação. O evento foi realizado nesse fim de semana (dias 19 a 21 de março), na casa ‘Regina Coeli’, Tijuca – Rio de Janeiro.

Um dos momentos mais aguardados pelos comunicadores vicentinos foi a palestra da professora pós-doutora, Filomena Bomfim, da Universidade Federal de São João Del-Rey. Ela falou sobre comunicação comunitária.

De acordo com Filomena Bomfim – que fez pós-doutorado na Universidade de Toronto, no Canadá – é preciso que a comunicação dentro da Sociedade de São Vicente de Paulo seja vista como uma ‘grande rede’, que mantenha os vicentinos unidos.

A pós-doutora lembrou da importância sobre estar atento a todas as formas de comunicação, que vão além da grande mídia (jornais impressos, TV, internet e rádio). Para isto, citou a eficácia do fluxo de informações dentro do tráfico de drogas, que mesmo sem equipamentos modernos de comunicação, acontece de forma exemplar.

Por fim, a formadora deixou uma mensagem aos participantes. “É preciso que a comunicação parta do coração; seja norteada de amor ao próximo, fazendo valer a causa defendida pela SSVP”.

FORMAÇÃO ESPIRITUAL
O encontro não teve apenas capacitação para o trabalho nos veículos de comunicação, como também, houve a preocupação com a espiritualidade. O padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão) esteve presente ao evento, quando celebrou uma missa e conduziu as principais orações




COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
A comunicação dentro das organizações – sejam elas filantrópicas ou não – foi o tema de uma oficina, gerenciada pela assessora de Comunicação da Basílica de Aparecida (SP), Flávia Gabriela.

A assessora descreveu os papeis de um profissional que trabalha na área e comentou sobre a importância de uma comunicação organizacional bem feita.

ÉTICA


A consócia Emília Jerônimo - responsável pela área de marketing da Caixa Econômica Federal - teve a missão de mostrar aos participantes que é preciso ter uma postura ética para se exercer a comunicação organizacional.

Emília Jerônimo também focou na importância dos trabalhos comunicacionais serem direcionados ao que ela denomina de 'chão da fábrica', ou seja, os confrades e consócias das Conferências.

Neste momento, os encontristas puderam participar de um debate sobre o tema proposto.

TÉCNICAS DE REDAÇÃO

A forma correta de se produzir um bom texto foi ensinada pela jornalista Tatielle Oliveira, assessora do Decom Nacional.
Além de técnicas de redação, a jornalista mostrou erros mais comuns praticados por profissionais da área.


Foi um encontro como poucos, de um aprendizado bastante significativo para os participantes. Eu, Chagas, participei do encontro  juntamente com Beethovem José de Medeiros  que atualmente coordena os trabalhos vicentinos nos estados da Paraiba e do Rio Grande do Norte, como presidente do Conselho Metropolitano de João Pessoa.

Fonte: da redação do SSVPBRASILFotos: Francisco das Chagas do Nascimento


Ver fotos abaixo do Evento:


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails