11 março 2010

100 ANOS DO NASCIMENTO DE DOM JOSÉ ADELINO DANTAS

No dia 17 próximo transcorrerá o centenário do nascimento de Dom José Adelino Dantas que foi o segundo Bispo da Diocese de Caicó, de 1952 a 1958. Dom José Adelino, nasceu na cidade de São Vicente, aos 17 de março de 1910. Foi ordenado Sacerdote aos 18 de novembro de 1934. Reitor do Seminário São Pedro de Natal, foi eleito Bispo de Caicó aos 10 de junho de 1952, foi o Bispo que por menos tempo dirigiu a Diocese de Caicó, apenas 06 anos, em 13 de setembro de 1958, foi transferido para a Diocese de Garanhuns em Pernambuco, a fim de substituir Dom Francisco Expedito Lopes, que havia sido assassinato.

Em 08 de maio de 1967, foi transferido para a Diocese de Rui Barbosa. Renunciou ao Governo desta Diocese e como Bispo Emérito, veio residir em Carnaúba dos Dantas, onde faleceu em 24 de março de 1983 e está sepultado na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Monte do Galo.

Dom José Adelino era tetraneto de Antônio de Azevedo Maia Júnior, o fundador de Jardim do Seridó, Dom Adelino foi responsável pela grande celebração do centenário da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó em 1956, quando o vigário era o Monsenhor Aloisio Rocha Barreto, inclusive com uma das maiores exposições histórico-culturais já realizadas no Seridó. Era também pentaneto do patriarca Caetano Dantas Correia. Em 1957, nos 160 anos de falecimento deste patriarca, por iniciativa de Dom Adelino foram prestadas grandes homenagens ao mesmo, coma a inauguração de um monumento no lugar onde outrora se erguia a casa do patriarca na Fazenda Picos de Cima e outro monumento na praça central de Carnaúba dos Dantas, praça que tem o nome do mesmo. O patriarca Caetano Dantas Correia é o fundador da cidade de Cuité, na Paraíba. E a Fazenda Carnaúba também era de sua propriedade, onde mais tarde surgiu a cidade de Carnaúba dos Dantas.

Dom José Adelino foi também, professor e era um grande latinista.

Dia 17 em Carnaúba dos Dantas, às 09 horas da manhã, será celebrada Missa Festiva na Capela onde o mesmo está sepultado e durante todo o dia várias homenagens serão prestadas como lançamentos de livros e muitas outras.

Sebastião Arnóbio de Morais
Articulador da PASCOM no Zonal 5 e pesquisador da história do Seridó



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails