28 março 2010

DOMINGO DE RAMOS

A ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM

A Semana Santa começa no domingo chamado de Ramos porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

Os Ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que ela é desvalorizada e espezinhada.

Os Ramos sagrados que levamos para nossas casas após a Missa, lembram-nos que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.


O sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório, que se gasta tão rápido. Ela nos mostra que a nossa pátria não é neste mundo mas na eternidade, que aqui nós vivemos apenas em um rápido exílio em demanda da casa do Pai.

O domingo de Ramos ensina-nos que a luta de Cristo e da Igreja, e consequentemente a nossa também, é a luta contra o pecado, a desobediência à Lei sagrada de Deus que hoje é calcada aos pés até mesmo por muitos cristãos que preferem viver um cristianismo "light", adaptado aos seus gostos e interesses e segundo as suas conveniências. Impera como disse Bento XVI, a ditadura do relativismo.

O domingo de Ramos nos ensina que seguir o Cristo é renunciar a nós mesmos, morrer na terra como o grão de trigo para poder dar fruto, enfrentar os dissabores e ofensas por causa do Evangelho do Senhor. Ele nos arranca das comodidades, das facilidades, para nos colocar diante Daquele que veio ao mundo para salvar este mundo.

Texto: Prof. Felipe Aquino

Às 06:30h na Praça Dr. Paulo Gonçalves de Medeiros em frente ao Cemitério Público aconteceu a Benção dos Ramos e logo em seguida, seguiram em procissão rumo à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde centenas de fiéis lotaram a igreja Matriz para a celebração da Santa Missa.



Hoje se faz a COLETA NACIONAL DA SOLIDARIEDADE, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Os fiéis católicos aderiram à coleta com muita boa vontade num gesto nobre de ajudar aos mais necessitados e tudo o que foi arrecadado será entregue aos VICENTINOS para serem distribuídos aos irmãos mais carentes de nossa cidade.



Prestar serviços aos que estiverem em dificuldades e levá-los a Deus sempre que possível é uma missão que faz parte do dia a dia dos VICENTINOS.



Procure a Conferência Vicentina da sua cidade e faça parte. Adote essa idéia!

Ver abaixo mais fotos do Domingo de Ramos em Jardim do Seridó-RN.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails