01 julho 2011

Goiânia recebe o 12º Encontro Nacional da Família Vicentina



A Família Vicentina do Brasil esteve reunida em Goiânia (GO), de 22 a 26 de junho, para o seu 12º Encontro Nacional. Eram ao todo 71 participantes, provenientes das cinco regiões do país, representando os mais de 260 mil membros das 10 congregações, movimentos e associações.
“Família Vicentina, pelos pobres do mundo, no mundo dos pobres”. Esse foi o tema do encontro. Segundo os participantes do evento, com esse encontro puderam lançar um olhar sobre a realidade, analisando a conjuntura sócio-eclesial, a partir dos pobres. “Como Jesus, ainda que em meio a uma grande multidão, precisamos manter os olhos abertos para a situação daqueles que estão sentados à beira do caminho, a fim de conhecer seus dramas, identificar suas carências e infundir-lhes esperança. Precisamos também de ouvidos atentos aos gritos insistentes daqueles que estão mendigando, implorando compaixão e solidariedade, acomodados sob o manto da dependência, imobilizados pelo desprezo, calados pelas injustiças, sufocados, enfim, pela marginalização a que são submetidos”, diz um dos trechos de uma carta aberta, assinada pelos presente, ao final do encontro.
Segundo a carta, a Família Vicentina tem sido chamada, com maior insistência nos últimos anos, a ouvir os pobres e a promover o seu protagonismo “na caridade (promoção humana e social) e na missão (evangelização e pastoral) para encontrar caminhos novos na tarefa de transformar as estruturas que os mantém encobertos pelo manto da indigência, sentados à beira do caminho, com o seu grito sufocado”.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails